Modelagem de um Repositório de Conhecimento

provimento para uma base de conhecimento acadêmica

Autores

  • Gercina Ângela de Lima Universidade Federal de Minas Gerais image/svg+xml
  • Patrícia Nascimento Silva Universidade Federal de Minas Gerais image/svg+xml
  • Elisângela Cristina Aganette Universidade Federal de Minas Gerais image/svg+xml
  • Benildes Coura Moreira dos Santos Maculan Universidade Federal de Minas Gerais image/svg+xml
  • Lucinéia Souza Maia Universidade Federal de Ouro Preto image/svg+xml
  • Célia da Consolação Dias Universidade Federal de Minas Gerais image/svg+xml
  • Heber Tormentino de Sousa Universidade Federal de Viçosa image/svg+xml
  • Cintia de Azevedo Lourenço Universidade Federal de Minas Gerais image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.36311/1981-1640.2024.v18.e024019

Palavras-chave:

Base de conhecimento acadêmico, Repositórios de conhecimento, Fluxo metodológico, Design Science Research

Resumo

Uma Base de Conhecimento Acadêmico (BCA) pode ser considerada um sistema que, a partir de um conjunto de informações específicas, armazenadas e organizadas, tem como intuito prover conhecimentos, experiências e informações relevantes para um determinado domínio de conhecimento. Assim, os elementos que integram uma BCA são diversos e podem envolver bases de dados, sistemas e Repositórios de Conhecimento (RC). Um RC armazena conhecimento de forma estruturada contendo informação baseada em experiência: lições aprendidas, boas práticas, diretórios de expertise, envolvendo busca, seleção, explicação, codificação, avaliação e disseminação de experiências, tendo potencial provimento para uma BC. Este artigo tem como objetivo apresentar os processos e o fluxo metodológico para criação de um RC que integra uma BCA, implementada em um projeto em andamento. Como método, utilizou-se o Design Science Research (DSR). Como resultado, tem-se uma proposta metodológica no contexto acadêmico, um problema centrado na aprendizagem significativa, artefatos que consideram a entrada, o processamento e a saída de objetos de aprendizagem, estado da técnica e quadro teórico, envolvendo tecnologias e métodos para modelagem da proposta e conjunturas teóricas que consideraram contribuições no contexto do acesso e disseminação dos objetos de aprendizagem. Como trabalhos futuros, a modelagem proposta será implementada na BCA.

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Biografia do Autor

  • Gercina Ângela de Lima, Universidade Federal de Minas Gerais

    Pós-doutora em Estudos sobre metodologias para o processo de indexação de documentos textuais, pelo Departamento de Biblioteconomia y Documentación, Faculdad de Humanidades, Comunicación y Documentación, Universidad Carlos III, Madrid, Espanha (2013-2014), e pela Escola de Artes e Comunicação da USP (2014). Doutora em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação PPGCI-ECI/UFMG (2004). Mestre em Science in Library Service – Clark Atlanta University (1993). Professora Titular no Departamento de Organização e Tratamento da Informação, na ECI/UFMG (1994 -). Bolsista de Produtividade (PQ) do CNPq, Nível 1D (2021-). Pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Gestão & Organização do Conhecimento – PPGGOC/ECI/UFMG. Coordenadora do Grupo de Pesquisa MHTX – Modelagem Conceitual para Organização e Representação da Informação Hipertextual, registrado no CNPq desde 2004.

  • Elisângela Cristina Aganette, Universidade Federal de Minas Gerais

    Doutora em Ciência da Informação (UFMG-2015), Mestre em Ciência da Informação (UFMG-2010), Especialista em Gestão da Informação e do Conhecimento (CEFET-2008) e Bacharel em Biblioteconomia (UFMG-2005). Professora Adjunto da Universidade Federal de Minas Gerais. Chefe do Departamento de Organização e Tratamento da Informação, da ECI-UFMG.

  • Benildes Coura Moreira dos Santos Maculan, Universidade Federal de Minas Gerais

    Doutora em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, na Escola de Ciência da Informação (ECI) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Pesquisadora PQ-2 CNPq. Atualmente, Professora Adjunto no Departamento de Organização e Tratamento da Informação, na ECI/UFMG.

  • Lucinéia Souza Maia, Universidade Federal de Ouro Preto

    Doutora em Gestão e Organização do Conhecimento pela Universidade Federal de Minas Gerais (2018), com pesquisa relacionada à extração semiautomática de relações semânticas. Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2010) com pesquisa sobre acessibilidade Web e processo de desenvolvimento de software. Professora do Departamento de Computação e Sistemas na Universidade Federal de Ouro Preto.

  • Célia da Consolação Dias, Universidade Federal de Minas Gerais

    Doutora em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, na Escola de Ciência da Informação (ECI) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente, Professora Adjunto no Departamento de Organização e Tratamento da Informação, na ECI/UFMG. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento (PPGGOC).

  • Heber Tormentino de Sousa, Universidade Federal de Viçosa

    Doutor em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento (UFMG). Professor da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Coordenador do Curso de Engenharia Mecatrônica na UFSJ (2014 e 2015). Mestre em Engenharia Agrícola (Gestão de Recursos Hídricos e Ambientais) pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Viçosa (UFV).

  • Cintia de Azevedo Lourenço, Universidade Federal de Minas Gerais

    Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais em 2005, concluiu o mestrado em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas em 1998. Atualmente é Professora na Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais. Coordenadora do Colegiado do curso de Biblioteconomia da UFMG.

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Publicado

2024-05-15

Como Citar

“Modelagem De Um Repositório De Conhecimento: Provimento Para Uma Base De Conhecimento Acadêmica”. Brazilian Journal of Information Science: Research Trends, vol. 18, maio de 2024, p. e024019, https://doi.org/10.36311/1981-1640.2024.v18.e024019.