Modelagem de um Repositório de Conhecimento

provimento para uma base de conhecimento acadêmica

Autores

  • Gercina Ângela de Lima Universidade Federal de Minas Gerais image/svg+xml
  • Patrícia Nascimento Silva Universidade Federal de Minas Gerais image/svg+xml
  • Elisângela Cristina Aganette Universidade Federal de Minas Gerais image/svg+xml
  • Benildes Coura Moreira dos Santos Maculan Universidade Federal de Minas Gerais image/svg+xml
  • Lucinéia Souza Maia Universidade Federal de Ouro Preto image/svg+xml
  • Célia da Consolação Dias Universidade Federal de Minas Gerais image/svg+xml
  • Heber Tormentino de Sousa Universidade Federal de Viçosa image/svg+xml
  • Cintia de Azevedo Lourenço Universidade Federal de Minas Gerais image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.36311/1981-1640.2024.v18.e024019

Palavras-chave:

Base de conhecimento acadêmico, Repositórios de conhecimento, Fluxo metodológico, Design Science Research

Resumo

Uma Base de Conhecimento Acadêmico (BCA) pode ser considerada um sistema que, a partir de um conjunto de informações específicas, armazenadas e organizadas, tem como intuito prover conhecimentos, experiências e informações relevantes para um determinado domínio de conhecimento. Assim, os elementos que integram uma BCA são diversos e podem envolver bases de dados, sistemas e Repositórios de Conhecimento (RC). Um RC armazena conhecimento de forma estruturada contendo informação baseada em experiência: lições aprendidas, boas práticas, diretórios de expertise, envolvendo busca, seleção, explicação, codificação, avaliação e disseminação de experiências, tendo potencial provimento para uma BC. Este artigo tem como objetivo apresentar os processos e o fluxo metodológico para criação de um RC que integra uma BCA, implementada em um projeto em andamento. Como método, utilizou-se o Design Science Research (DSR). Como resultado, tem-se uma proposta metodológica no contexto acadêmico, um problema centrado na aprendizagem significativa, artefatos que consideram a entrada, o processamento e a saída de objetos de aprendizagem, estado da técnica e quadro teórico, envolvendo tecnologias e métodos para modelagem da proposta e conjunturas teóricas que consideraram contribuições no contexto do acesso e disseminação dos objetos de aprendizagem. Como trabalhos futuros, a modelagem proposta será implementada na BCA.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Gercina Ângela de Lima, Universidade Federal de Minas Gerais

    Pós-doutora em Estudos sobre metodologias para o processo de indexação de documentos textuais, pelo Departamento de Biblioteconomia y Documentación, Faculdad de Humanidades, Comunicación y Documentación, Universidad Carlos III, Madrid, Espanha (2013-2014), e pela Escola de Artes e Comunicação da USP (2014). Doutora em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação PPGCI-ECI/UFMG (2004). Mestre em Science in Library Service – Clark Atlanta University (1993). Professora Titular no Departamento de Organização e Tratamento da Informação, na ECI/UFMG (1994 -). Bolsista de Produtividade (PQ) do CNPq, Nível 1D (2021-). Pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Gestão & Organização do Conhecimento – PPGGOC/ECI/UFMG. Coordenadora do Grupo de Pesquisa MHTX – Modelagem Conceitual para Organização e Representação da Informação Hipertextual, registrado no CNPq desde 2004.

  • Elisângela Cristina Aganette, Universidade Federal de Minas Gerais

    Doutora em Ciência da Informação (UFMG-2015), Mestre em Ciência da Informação (UFMG-2010), Especialista em Gestão da Informação e do Conhecimento (CEFET-2008) e Bacharel em Biblioteconomia (UFMG-2005). Professora Adjunto da Universidade Federal de Minas Gerais. Chefe do Departamento de Organização e Tratamento da Informação, da ECI-UFMG.

  • Benildes Coura Moreira dos Santos Maculan, Universidade Federal de Minas Gerais

    Doutora em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, na Escola de Ciência da Informação (ECI) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Pesquisadora PQ-2 CNPq. Atualmente, Professora Adjunto no Departamento de Organização e Tratamento da Informação, na ECI/UFMG.

  • Lucinéia Souza Maia, Universidade Federal de Ouro Preto

    Doutora em Gestão e Organização do Conhecimento pela Universidade Federal de Minas Gerais (2018), com pesquisa relacionada à extração semiautomática de relações semânticas. Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2010) com pesquisa sobre acessibilidade Web e processo de desenvolvimento de software. Professora do Departamento de Computação e Sistemas na Universidade Federal de Ouro Preto.

  • Célia da Consolação Dias, Universidade Federal de Minas Gerais

    Doutora em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, na Escola de Ciência da Informação (ECI) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente, Professora Adjunto no Departamento de Organização e Tratamento da Informação, na ECI/UFMG. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento (PPGGOC).

  • Heber Tormentino de Sousa, Universidade Federal de Viçosa

    Doutor em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento (UFMG). Professor da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Coordenador do Curso de Engenharia Mecatrônica na UFSJ (2014 e 2015). Mestre em Engenharia Agrícola (Gestão de Recursos Hídricos e Ambientais) pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Viçosa (UFV).

  • Cintia de Azevedo Lourenço, Universidade Federal de Minas Gerais

    Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais em 2005, concluiu o mestrado em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas em 1998. Atualmente é Professora na Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais. Coordenadora do Colegiado do curso de Biblioteconomia da UFMG.

Referências

Abpmp. BPM CBOK: Guia para o gerenciamento de processos de negócio corpo comum de conhecimento ABPMP BPM CBOK V3.0. ABPMP – Association of Business Process Professionals cidade, 2013, cdn.ymaws.com/www.abpmp.org/resource/resmgr/docs/abpmp_cbok_guide_ _portuguese.pdf. Acedido em 10 maio 2024.

Alavi, Maryam, e Dorothy E. Leidner. "Review: Knowledge Management and Knowledge Management Systems: Conceptual Foundations and ResearchIssues". MIS Quarterly, vol. 25, n.º 1, mar 2001, p. 107, doi: https://doi.org/10.2307/3250961. Acedido em 10 maio 2024.

Alonso, Bele n. Vallejo, e Gerardo Arregui-Ayastuy. Identifying, Measuring, and Valuing Knowledge-Based Intangible Assets: New Perspectives. Information Science Reference, 2011.

Alves-Zervos, K. L., e J. R. Shafer, editores. Syntheses of Research and Practice: Implications for Achieving Schooling Success for Childrenat Risk. Temple University Center for Research in Human Development and Education, 1993, files.eric.ed.gov/fulltext/ED364652.pdf. Acedido em 10 maio 2024.

Batista, Fábio Ferreira. Gestão do Conhecimento na Administração Pública: Resultados da pesquisa IPEA 2014 – grau de externalização e formalização. IPEA, 2015, repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/3835/1/td_2066.pdf. Acedido em 10 maio 2024.

Bax, Marcello Peixoto. "Design Science: Filosofia da pesquisa em ciência da informação e tecnologia". Anais Do XV ENANCIB, organizado por Isa M. Freire et al., Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Ciência da Informação, 2014, pp. 3883-903, enancib2014.eci.ufmg.br/wp-content/uploads/2023/12/ANAIS-FINAL_GT8f.pdf. Acedido em 10 maio 2024.

Biesek, Adriano Lerner, e Paulo Rogério de Medeiros. "Os benefícios da implantação de uma base de conhecimento no ambiente operacional de uma empresa". Revista Eletrônica e-Fatec, vol. 6, n.º 1, 2016, pp. 1-12.

Carvalho, Mariana F. C. Metodologia de modelagem de processos BPM acadêmico: Formalização a partir dos procedimentos aplicados no projeto ECI/UFMG 2021. 2021. Universidade Federal de Minas Gerais, Dissertação de Mestrado em Gestão e Organização do Conhecimento, repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/37999/1/PPGGOC%20-%20Dissertação%20-%20Mestrado%20-%20Mariana%20Canielo.pdf. Acedido em 9 maio 2024.

Chakrabarti, Amaresh. "A Course for Teaching Design Research Methodology". Artificial Intelligence for Engineering Design, Analysis and Manufacturing, vol. 24, n. 3, jul 2010, pp. 317-34, doi: https://doi.org/10.1017/S0890060410000223.

Dodebei, Vera. "Repositórios institucionais: Por uma memória criativa no ciberespaço". Implantação e gestão de repositórios institucionais: Políticas, memória, livre acesso e preservação, editado por Luis Sayão et al., EDUFBA, 2009, pp. 83-106, repositorio.ufba.br/bitstream/ufba/473/3/implantacao_repositorio_web.pdf. Acedido em 9 maio 2024.

Hevner, Alan. Design Research in Information Systems: Theory and Practice. Springer, 2010.

Jamil, George Leal. Repensando a TI Na Empresa Moderna. Axcel Books, 2001.

Mendes, Raquel Dias. "Inteligência artificial: Sistemas especialistas no gerenciamento da informação". Ciência da Informação, vol. 26, n.º 1, jan 1997, pp. 39-45, doi: https://doi.org/10.1590/s0100-19651997000100006. Acedido em 10 maio 2024.

O'Leary, D. E. "Using AI in Knowledge Management: Knowledge Bases and Ontologies". IEEE Intelligent Systems, vol. 13, n.º 3, maio 1998, pp. 34-39, doi: https://doi.org/10.1109/5254.683180. Acedido em 10 maio 2024.

Pimentel, Mariano, et al. "Design Science Research: Pesquisa científica atrelada ao design de artefatos". RE@D-Revista de Educação a Distância e eLearning, vol. 3, n.º 1, 2020, pp. 37-61, hdl.handle.net/10400.2/9787. Acedido em 9 maio 2024.

Pinheiro, Lena Vania Ribeiro, e Helena Dodd Ferrez. Tesauro brasileiro de ciência da informação. IBICT, 2011, sitehistorico.ibict.br/publicacoes-e-institucionais/tesauro-brasileiro-de-ciencia-da-informacao-1/copy_of_TESAUROCOMPLETOFINALCOMCAPA24102014.pdf. Acedido em 9 maio 2024.

Sabharwal, Arjun. "Digital Directions in Academic Knowledge Management: Visionsand Opportunities for Digital Initiativesat the University of Toledo". Anais Do Annual Conference of the Special Libraries Association - SLA 2010, SLA, 2010.

Shulman, Lee. "Knowledge and Teaching: Foundations of the New Reform". Harvard Educational Review, vol. 57, n.º 1, abr 1987, pp. 1-23, doi: https://doi.org/10.17763/haer.57.1.j463w79r56455411. Acedido em 9 maio 2024.

Silva, Daniel Maniglia Amâncio, et al. "Abordagem utilizando o Design Science Research para o Desenvolvimento de Sistema Colaborativo Assistivo". Revista de Informática Aplicada, vol. 12, n.º 1, 2016, pp. 75-95, seer.uscs.edu.br/index.php/revista_informatica_aplicada/article/view/6911. Acedido em 9 maio 2024.

Simon, Herbert A. Sciences of the Artificial. 3a ed., MIT Press, 1996.

Stair, Ralph M., e George W. Reynolds. Principles of Information Systems: A Managerial Approach. 9a ed., Course Technology, Cengage Learning, 2010.

Trzeciak, Dorzeli Salete. Base de conhecimento em portais: Proposta de organização de conteúdo nas áreas de inovação e tecnologia da informação aplicadas à gestão de negócios. 2002. Universidade Federal de Santa Catarina, Dissertação de Mestrado, core.ac.uk/download/pdf/30363667.pdf. Acedido em 10 maio 2024.

Vaishnavi, Vijav, et al. "Design Research in Information Systems". desrist.org - design science research in information systems and technology, 2009-2015, desrist.org/desrist. Acedido em 9 maio 2024.

Wedman, John, e Feng-Kwei Wang. "Knowledge Management in Higher Education: A Knowledge Repository Approach". Journal of Computing in Higher Education, vol. 17, n.º 1, set 2005, pp. 116-38, doi: https://doi.org/10.1007/bf02960229. Acedido em 9 maio 2024.

Weitzel, Simone Da Rocha. "O mapeamento dos repositórios institucionais brasileiros: Perfil e desafios". Encontros Bibli: Revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, vol. 24, n.º 54, jan 2019, pp. 105-23, doi: https://doi.org/10.5007/1518-2924.2019v24n54p105. Acedido em 9 maio 2024.

Wenger, Etienne. "Communities of Practice: A Brief Introduction". Anais Do STEP Leadership Workshop, University of Oregon, 2011, pp. 1-7.

Wieringa, Roel. "Design Science as Nested Problem Solving". The 4th International Conference, ACM Press, 2009, doi: https://doi.org/10.1145/1555619.1555630. Acedido em 9 maio 2024.

Xavier, Raphael Figueiredo. "Repositórios de acesso aberto brasileiros: Características, crescimento e possibilidades futuras". Anais Da IX BIREDIAL-ISTEC, Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP, 2019, pp. 1-13.

Downloads

Publicado

2024-05-15

Como Citar

Ângela de Lima, Gercina, et al. “Modelagem De Um Repositório De Conhecimento: Provimento Para Uma Base De Conhecimento Acadêmica”. Brazilian Journal of Information Science: Research Trends, vol. 18, maio de 2024, p. e024019, https://doi.org/10.36311/1981-1640.2024.v18.e024019.