Modelagem de um Repositório de Conhecimento
provimento para uma base de conhecimento acadêmica
DOI:
https://doi.org/10.36311/1981-1640.2024.v18.e024019Palavras-chave:
Base de conhecimento acadêmico, Repositórios de conhecimento, Fluxo metodológico, Design Science ResearchResumo
Uma Base de Conhecimento Acadêmico (BCA) pode ser considerada um sistema que, a partir de um conjunto de informações específicas, armazenadas e organizadas, tem como intuito prover conhecimentos, experiências e informações relevantes para um determinado domínio de conhecimento. Assim, os elementos que integram uma BCA são diversos e podem envolver bases de dados, sistemas e Repositórios de Conhecimento (RC). Um RC armazena conhecimento de forma estruturada contendo informação baseada em experiência: lições aprendidas, boas práticas, diretórios de expertise, envolvendo busca, seleção, explicação, codificação, avaliação e disseminação de experiências, tendo potencial provimento para uma BC. Este artigo tem como objetivo apresentar os processos e o fluxo metodológico para criação de um RC que integra uma BCA, implementada em um projeto em andamento. Como método, utilizou-se o Design Science Research (DSR). Como resultado, tem-se uma proposta metodológica no contexto acadêmico, um problema centrado na aprendizagem significativa, artefatos que consideram a entrada, o processamento e a saída de objetos de aprendizagem, estado da técnica e quadro teórico, envolvendo tecnologias e métodos para modelagem da proposta e conjunturas teóricas que consideraram contribuições no contexto do acesso e disseminação dos objetos de aprendizagem. Como trabalhos futuros, a modelagem proposta será implementada na BCA.
Downloads
Referências
Abpmp. BPM CBOK: Guia para o gerenciamento de processos de negócio corpo comum de conhecimento ABPMP BPM CBOK V3.0. ABPMP – Association of Business Process Professionals cidade, 2013, cdn.ymaws.com/www.abpmp.org/resource/resmgr/docs/abpmp_cbok_guide_ _portuguese.pdf. Acedido em 10 maio 2024.
Alavi, Maryam, e Dorothy E. Leidner. "Review: Knowledge Management and Knowledge Management Systems: Conceptual Foundations and ResearchIssues". MIS Quarterly, vol. 25, n.º 1, mar 2001, p. 107, doi: https://doi.org/10.2307/3250961. Acedido em 10 maio 2024.
Alonso, Bele n. Vallejo, e Gerardo Arregui-Ayastuy. Identifying, Measuring, and Valuing Knowledge-Based Intangible Assets: New Perspectives. Information Science Reference, 2011.
Alves-Zervos, K. L., e J. R. Shafer, editores. Syntheses of Research and Practice: Implications for Achieving Schooling Success for Childrenat Risk. Temple University Center for Research in Human Development and Education, 1993, files.eric.ed.gov/fulltext/ED364652.pdf. Acedido em 10 maio 2024.
Batista, Fábio Ferreira. Gestão do Conhecimento na Administração Pública: Resultados da pesquisa IPEA 2014 – grau de externalização e formalização. IPEA, 2015, repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/3835/1/td_2066.pdf. Acedido em 10 maio 2024.
Bax, Marcello Peixoto. "Design Science: Filosofia da pesquisa em ciência da informação e tecnologia". Anais Do XV ENANCIB, organizado por Isa M. Freire et al., Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Ciência da Informação, 2014, pp. 3883-903, enancib2014.eci.ufmg.br/wp-content/uploads/2023/12/ANAIS-FINAL_GT8f.pdf. Acedido em 10 maio 2024.
Biesek, Adriano Lerner, e Paulo Rogério de Medeiros. "Os benefícios da implantação de uma base de conhecimento no ambiente operacional de uma empresa". Revista Eletrônica e-Fatec, vol. 6, n.º 1, 2016, pp. 1-12.
Carvalho, Mariana F. C. Metodologia de modelagem de processos BPM acadêmico: Formalização a partir dos procedimentos aplicados no projeto ECI/UFMG 2021. 2021. Universidade Federal de Minas Gerais, Dissertação de Mestrado em Gestão e Organização do Conhecimento, repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/37999/1/PPGGOC%20-%20Dissertação%20-%20Mestrado%20-%20Mariana%20Canielo.pdf. Acedido em 9 maio 2024.
Chakrabarti, Amaresh. "A Course for Teaching Design Research Methodology". Artificial Intelligence for Engineering Design, Analysis and Manufacturing, vol. 24, n. 3, jul 2010, pp. 317-34, doi: https://doi.org/10.1017/S0890060410000223.
Dodebei, Vera. "Repositórios institucionais: Por uma memória criativa no ciberespaço". Implantação e gestão de repositórios institucionais: Políticas, memória, livre acesso e preservação, editado por Luis Sayão et al., EDUFBA, 2009, pp. 83-106, repositorio.ufba.br/bitstream/ufba/473/3/implantacao_repositorio_web.pdf. Acedido em 9 maio 2024.
Hevner, Alan. Design Research in Information Systems: Theory and Practice. Springer, 2010.
Jamil, George Leal. Repensando a TI Na Empresa Moderna. Axcel Books, 2001.
Mendes, Raquel Dias. "Inteligência artificial: Sistemas especialistas no gerenciamento da informação". Ciência da Informação, vol. 26, n.º 1, jan 1997, pp. 39-45, doi: https://doi.org/10.1590/s0100-19651997000100006. Acedido em 10 maio 2024.
O'Leary, D. E. "Using AI in Knowledge Management: Knowledge Bases and Ontologies". IEEE Intelligent Systems, vol. 13, n.º 3, maio 1998, pp. 34-39, doi: https://doi.org/10.1109/5254.683180. Acedido em 10 maio 2024.
Pimentel, Mariano, et al. "Design Science Research: Pesquisa científica atrelada ao design de artefatos". RE@D-Revista de Educação a Distância e eLearning, vol. 3, n.º 1, 2020, pp. 37-61, hdl.handle.net/10400.2/9787. Acedido em 9 maio 2024.
Pinheiro, Lena Vania Ribeiro, e Helena Dodd Ferrez. Tesauro brasileiro de ciência da informação. IBICT, 2011, sitehistorico.ibict.br/publicacoes-e-institucionais/tesauro-brasileiro-de-ciencia-da-informacao-1/copy_of_TESAUROCOMPLETOFINALCOMCAPA24102014.pdf. Acedido em 9 maio 2024.
Sabharwal, Arjun. "Digital Directions in Academic Knowledge Management: Visionsand Opportunities for Digital Initiativesat the University of Toledo". Anais Do Annual Conference of the Special Libraries Association - SLA 2010, SLA, 2010.
Shulman, Lee. "Knowledge and Teaching: Foundations of the New Reform". Harvard Educational Review, vol. 57, n.º 1, abr 1987, pp. 1-23, doi: https://doi.org/10.17763/haer.57.1.j463w79r56455411. Acedido em 9 maio 2024.
Silva, Daniel Maniglia Amâncio, et al. "Abordagem utilizando o Design Science Research para o Desenvolvimento de Sistema Colaborativo Assistivo". Revista de Informática Aplicada, vol. 12, n.º 1, 2016, pp. 75-95, seer.uscs.edu.br/index.php/revista_informatica_aplicada/article/view/6911. Acedido em 9 maio 2024.
Simon, Herbert A. Sciences of the Artificial. 3a ed., MIT Press, 1996.
Stair, Ralph M., e George W. Reynolds. Principles of Information Systems: A Managerial Approach. 9a ed., Course Technology, Cengage Learning, 2010.
Trzeciak, Dorzeli Salete. Base de conhecimento em portais: Proposta de organização de conteúdo nas áreas de inovação e tecnologia da informação aplicadas à gestão de negócios. 2002. Universidade Federal de Santa Catarina, Dissertação de Mestrado, core.ac.uk/download/pdf/30363667.pdf. Acedido em 10 maio 2024.
Vaishnavi, Vijav, et al. "Design Research in Information Systems". desrist.org - design science research in information systems and technology, 2009-2015, desrist.org/desrist. Acedido em 9 maio 2024.
Wedman, John, e Feng-Kwei Wang. "Knowledge Management in Higher Education: A Knowledge Repository Approach". Journal of Computing in Higher Education, vol. 17, n.º 1, set 2005, pp. 116-38, doi: https://doi.org/10.1007/bf02960229. Acedido em 9 maio 2024.
Weitzel, Simone Da Rocha. "O mapeamento dos repositórios institucionais brasileiros: Perfil e desafios". Encontros Bibli: Revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, vol. 24, n.º 54, jan 2019, pp. 105-23, doi: https://doi.org/10.5007/1518-2924.2019v24n54p105. Acedido em 9 maio 2024.
Wenger, Etienne. "Communities of Practice: A Brief Introduction". Anais Do STEP Leadership Workshop, University of Oregon, 2011, pp. 1-7.
Wieringa, Roel. "Design Science as Nested Problem Solving". The 4th International Conference, ACM Press, 2009, doi: https://doi.org/10.1145/1555619.1555630. Acedido em 9 maio 2024.
Xavier, Raphael Figueiredo. "Repositórios de acesso aberto brasileiros: Características, crescimento e possibilidades futuras". Anais Da IX BIREDIAL-ISTEC, Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP, 2019, pp. 1-13.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Gercina Ângela de Lima, Patrícia Nascimento Silva, Elisângela Cristina Aganette, Benildes Coura Moreira dos Santos Maculan, Lucinéia Souza Maia, Célia da Consolação Dias, Heber Tormentino de Sousa, Cintia de Azevedo Lourenço
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Ao submeter um artigo os autores mantêm os direitos autorais do mesmo, cedendo ao Brazilian Journal of Information Science plenos direitos para publicação do referido texto.
O (s) autor (es) concorda(m) que o artigo, se aceito editorialmente para publicação, deve ser licenciado sob a licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International (CC BY-SA 4.0) (http://creativecommons.org/licenses/by-sa /4.0) Os leitores / usuários são livres para: - Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato - Adaptar - remixar, transformar e desenvolver o material para qualquer finalidade, mesmo comercialmente. O licenciante não pode revogar essas liberdades desde que você siga os termos da licença. Sob os seguintes termos: - Atribuição - Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se foram feitas alterações. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso. - ShareAlike - Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, deverá distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original. Sem restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outras pessoas a fazer o que a licença permitir. Avisos: - Você não precisa cumprir a licença para elementos do material em domínio público ou nos casos em que seu uso é permitido por uma exceção ou limitação aplicável. - Não há garantias. A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a maneira como você usa o material.
Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License