Inteligência Artificial para Recuperação de Dados Abertos
reflexões e proposições para a experiência do usuário no Portal Brasileiro de Dados Abertos
DOI:
https://doi.org/10.36311/1981-1640.2024.v18.e024016Palavras-chave:
Inteligência Artificial, Recuperação de informação, Dados abertos, Dados governamentais abertos, Usuários de informaçãoResumo
Na denominada Era dos Dados, uma das características da sociedade é o alto envolvimento com a tecnologia e a grande disponibilidade de informações nos mais diversos formatos. Algumas dessas informações referem-se especificamente a dados abertos de governo e de gestão pública, gerados pela administração governamental, que são denominados Dados Governamentais Abertos (DGA). Em decorrência da importância atribuída a estes conjuntos de dados e ao seu enorme volume, é um desafio implementar um sistema de recuperação de informação que atenda às necessidades de usuários diversos. Esta pesquisa teve como objetivo analisar técnicas de inteligência artificial para aprimorar a experiência do usuário na recuperação de DGA no Portal Brasileiro de Dados Abertos, que é o instrumento oficial de disponibilização de dados abertos da Administração Pública Federal. Para atingir esse objetivo foi realizada uma pesquisa descritiva e exploratória, com análise qualitativa, utilizando técnicas de pesquisa bibliográfica, documental e observação direta. Concluiu-se que o Portal apresenta lacunas na recuperação de informação que comprometem a satisfação do usuário e a utilização de técnicas de inteligência artificial representam uma possibilidade real para sanar as demandas identificadas.
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