Acessibilidade nos Repositórios Institucionais da Universidades Brasileiras e Mexicanas
um estudo a partir do modelo social da deficiência
DOI:
https://doi.org/10.36311/1981-1640.2023.v17.e023013Palavras-chave:
Repositórios institucionais, Acessibilidade, Estudantes com deficiência, Publicações de livre acesso.Resumo
Os repositórios buscam reunir, organizar e divulgar a produção científica e tecnológica, contribuindo para a preservação da cultura e da memória institucional. Têm como pré-requisito o propósito de franquear o acesso à informação a toda a comunidade. A partir dessa concepção, este estudo objetivou verificar o índice de acessibilidade dos repositórios institucionais brasileiros e mexicanos a partir do avaliador e simulador de acessibilidade e usabilidade em ambientes digitais Access Monitor, destacando os pontos de conformidade e não-conformidade com as Diretrizes de Acessibilidade para Conteúdo Web (WCAG) do World Wide Web Consortium (W3C). Esta é uma pesquisa exploratória e descritiva realizada diretamente nos endereços eletrônicos dos repositórios das dez primeiras universidades brasileiras e mexicanas indicadas pelo Ranking Web of Universities em fevereiro de 2022. Os resultados mostraram que os sites avaliados tiveram pontuação inferior a 7.0 e que as práticas se concentram no nível “A”, apontando que, quando aceitáveis, não são suficientes para garantir a acessibilidade e, quando inaceitáveis, os websites não cumprem os critérios básicos das Diretrizes. Como considerações finais, destaca-se a necessidade de os repositórios adequarem-se aos padrões de acessibilidade propostos pelas Diretrizes, adotando o Modelo Social da Deficiência como filosofia para suas ações.
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