Acessibilidade nos Repositórios Institucionais da Universidades Brasileiras e Mexicanas

um estudo a partir do modelo social da deficiência

Autores

  • Lucilene Aparecida Francisco Universidade Estadual de Londrina
  • Terezinha Elisabeth da Silva Universidade Estadual de Londrina; Câmara dos Deputados
  • Paula Regina Ventura Amorim Gonçalez Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.36311/1981-1640.2023.v17.e023013

Palavras-chave:

Repositórios institucionais, Acessibilidade, Estudantes com deficiência, Publicações de livre acesso.

Resumo

Os repositórios buscam reunir, organizar e divulgar a produção científica e tecnológica, contribuindo para a preservação da cultura e da memória institucional. Têm como pré-requisito o propósito de franquear o acesso à informação a toda a comunidade. A partir dessa concepção, este estudo objetivou verificar o índice de acessibilidade dos repositórios institucionais brasileiros e mexicanos a partir do avaliador e simulador de acessibilidade e usabilidade em ambientes digitais Access Monitor, destacando os pontos de conformidade e não-conformidade com as Diretrizes de Acessibilidade para Conteúdo Web (WCAG) do World Wide Web Consortium (W3C). Esta é uma pesquisa exploratória e descritiva realizada diretamente nos endereços eletrônicos dos repositórios das dez primeiras universidades brasileiras e mexicanas indicadas pelo Ranking Web of Universities em fevereiro de 2022. Os resultados mostraram que os sites avaliados tiveram pontuação inferior a 7.0 e que as práticas se concentram no nível “A”, apontando que, quando aceitáveis, não são suficientes para garantir a acessibilidade e, quando inaceitáveis, os websites não cumprem os critérios básicos das Diretrizes.  Como considerações finais, destaca-se a necessidade de os repositórios adequarem-se aos padrões de acessibilidade propostos pelas Diretrizes, adotando o Modelo Social da Deficiência como filosofia para suas ações.

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Biografia do Autor

Lucilene Aparecida Francisco, Universidade Estadual de Londrina

Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Estadual de Londrina, mestre em Políticas Públicas pela Universidade Estadual de Maringá (2014), Especialista em Gestão Pública pela Universidade do Centro Oeste do Paraná (2015) Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Catarina (2019), Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Estadual de Londrina (2003). Desenvolve estudos na linha de Compartilhamento da Informação e do Conhecimento, onde pesquisa o tema Análise de Políticas de Informação. Atua profissionalmente como Bibliotecária na Universidade Estadual do Paraná

Terezinha Elisabeth da Silva, Universidade Estadual de Londrina; Câmara dos Deputados

Pós-doutorado em Ciência da Informação (UFMG, 2010), Doutora em Multimeios (UNICAMP, 2006), Mestre em Ciência da Informação (UFPB, 1992) e Bacharel em Biblioteconomia (UFMG, 1982). Analista Legislativo da Câmara dos Deputados. Docente do Mestrado Profissional em Poder Legislativo da Câmara dos Deputados e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina. 

Paula Regina Ventura Amorim Gonçalez, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui Graduação em Biblioteconomia, Mestrado (2013) e Doutorado (2017) em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, Pós-Doutorado em Ciência da Informação (2020) pela Universidade Estadual de Londrina - UEL. Atualmente é professora do Departamento de Biblioteconomia e Coordenadora do Curso de Biblioteconomia a Distância da Universidade Federal do Espírito Santo - UFES. Desenvolve estudos nos seguintes temas: Representação da Informação, Catalogação, Metadados, Padrões de Metadados, Repositórios Digitais, Repositórios Digitais Confiáveis, Link Data e Resumos Estruturados em Periódicos Científicos.

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Publicado

2023-03-04

Como Citar

Francisco, L. A., T. E. da Silva, e . P. R. V. A. Gonçalez. “Acessibilidade Nos Repositórios Institucionais Da Universidades Brasileiras E Mexicanas: Um Estudo a Partir Do Modelo Social Da Deficiência”. Brazilian Journal of Information Science: Research Trends, vol. 17, março de 2023, p. e023013, doi:10.36311/1981-1640.2023.v17.e023013.