Do social e do pedagógico

interlocuções sobre o programa de Animação Cultural entre os fazimentos de Darcy Ribeiro nos CIEPs-RJ (1983-1987)

Autores

  • Marcos Antonio Macedo das Chagas Iserj/pesquisador

DOI:

https://doi.org/10.36311/2675-3871.2023.v4n10.p105-131

Palavras-chave:

Darcy Ribeiro, CIEPs-RJ, animação cultural, entrevistas

Resumo

O presente artigo reflete a Tese de doutorado defendida pelo autor e teve como objetivo compreender o Programa de Animação Cultural elaborado por Darcy Ribeiro, nos Centros Integrados de Educação Pública do Rio de Janeiro (CIEPs/CIEPs-RJ), entre os anos 1983-1987, problematizando a inteireza da escola com o ambiente sociocultural dos alunos e alunas a partir de suas comunidades. Tema posteriormente revisitado no pós-doutoramento, em destaque no desenvolvimento do texto. O retorno à pesquisa, considerando a distinção entre cada período observado, ampliou a compreensão dos fatos. Na metodologia priorizamos fontes bibliográficas e documentais, mescladas às entrevistas de campo. As duas últimas interlocuções são apresentadas no texto em tela. A pesquisa de natureza qualitativa, também buscou ressaltar o conhecimento empírico acumulado pelos Animadores Culturais para atuar no cotidiano escolar. O resultado obtido na investigação inspira possibilidades emancipatórias diante de uma prática pedagógica marcada por fatores tradicionais.

Downloads

Publicado

31.12.2023

Como Citar

Do social e do pedagógico: interlocuções sobre o programa de Animação Cultural entre os fazimentos de Darcy Ribeiro nos CIEPs-RJ (1983-1987). (2023). Revista Fim Do Mundo, 4(10), 105-131. https://doi.org/10.36311/2675-3871.2023.v4n10.p105-131