Do social e do pedagógico

interlocuções sobre o programa de Animação Cultural entre os fazimentos de Darcy Ribeiro nos CIEPs-RJ (1983-1987)

Autores

  • Marcos Antonio Macedo das Chagas Iserj/pesquisador

DOI:

https://doi.org/10.36311/2675-3871.2023.v4n10.p105-131

Palavras-chave:

Darcy Ribeiro, CIEPs-RJ, animação cultural, entrevistas

Resumo

O presente artigo reflete a Tese de doutorado defendida pelo autor e teve como objetivo compreender o Programa de Animação Cultural elaborado por Darcy Ribeiro, nos Centros Integrados de Educação Pública do Rio de Janeiro (CIEPs/CIEPs-RJ), entre os anos 1983-1987, problematizando a inteireza da escola com o ambiente sociocultural dos alunos e alunas a partir de suas comunidades. Tema posteriormente revisitado no pós-doutoramento, em destaque no desenvolvimento do texto. O retorno à pesquisa, considerando a distinção entre cada período observado, ampliou a compreensão dos fatos. Na metodologia priorizamos fontes bibliográficas e documentais, mescladas às entrevistas de campo. As duas últimas interlocuções são apresentadas no texto em tela. A pesquisa de natureza qualitativa, também buscou ressaltar o conhecimento empírico acumulado pelos Animadores Culturais para atuar no cotidiano escolar. O resultado obtido na investigação inspira possibilidades emancipatórias diante de uma prática pedagógica marcada por fatores tradicionais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

31.12.2023

Como Citar

MACEDO DAS CHAGAS, Marcos Antonio. Do social e do pedagógico: interlocuções sobre o programa de Animação Cultural entre os fazimentos de Darcy Ribeiro nos CIEPs-RJ (1983-1987). Revista Fim do Mundo, Marília, SP, v. 4, n. 10, p. 105–131, 2023. DOI: 10.36311/2675-3871.2023.v4n10.p105-131. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/RFM/article/view/14467.. Acesso em: 3 dez. 2024.