Do social e do pedagógico
interlocuções sobre o programa de Animação Cultural entre os fazimentos de Darcy Ribeiro nos CIEPs-RJ (1983-1987)
DOI:
https://doi.org/10.36311/2675-3871.2023.v4n10.p105-131Palavras-chave:
Darcy Ribeiro, CIEPs-RJ, animação cultural, entrevistasResumo
O presente artigo reflete a Tese de doutorado defendida pelo autor e teve como objetivo compreender o Programa de Animação Cultural elaborado por Darcy Ribeiro, nos Centros Integrados de Educação Pública do Rio de Janeiro (CIEPs/CIEPs-RJ), entre os anos 1983-1987, problematizando a inteireza da escola com o ambiente sociocultural dos alunos e alunas a partir de suas comunidades. Tema posteriormente revisitado no pós-doutoramento, em destaque no desenvolvimento do texto. O retorno à pesquisa, considerando a distinção entre cada período observado, ampliou a compreensão dos fatos. Na metodologia priorizamos fontes bibliográficas e documentais, mescladas às entrevistas de campo. As duas últimas interlocuções são apresentadas no texto em tela. A pesquisa de natureza qualitativa, também buscou ressaltar o conhecimento empírico acumulado pelos Animadores Culturais para atuar no cotidiano escolar. O resultado obtido na investigação inspira possibilidades emancipatórias diante de uma prática pedagógica marcada por fatores tradicionais.
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