Da esperança ao conflito

desigualdade no acesso à água pelos trabalhadores rurais reassentados pela transposição do rio São Francisco no estado de Pernambuco – Brasil.

Autores

  • Ana Carolina Aguerri Borges da Silva ODEPP - UFPE/UNESP/UC

DOI:

https://doi.org/10.36311/2675-3871.2022.v3n8.p73-93

Palavras-chave:

Conflito, Agricultores, Água, Rio São Francisco

Resumo

A transposição do rio São Francisco prevê o acesso à água para uma população estimada em 12 milhões de pessoas na região semiárida do nordeste brasileiro. Uma parcela da população atingida por esse projeto é também potencialmente beneficiária do mesmo. Referimo-nos aqui aos agricultores reassentados em Vilas Produtivas Rurais (VPR), pelo Projeto Básico Ambiental (PBA), que visou reassentar os agricultores (proprietários ou não) atingidos ao longo das margens dos dois canais da transposição (Eixo Norte e Eixo Leste). Nosso estudo analisa um fenômeno socioambiental complexo ligado a uma política pública compensatória focada no reassentamento de populações atingidas, expropriadas e potencialmente beneficiárias do projeto de transposição em oito vilas pertencentes ao estado de Pernambuco. Trata-se de uma análise da situação das famílias reassentadas, como se dá o acesso dessas famílias à água e consequentemente a reprodução econômica e social da população envolvida. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ana Carolina Aguerri Borges da Silva, ODEPP - UFPE/UNESP/UC

Possui graduação em Ciências Sociais (UNESP-Araraquara), Mestrado em Sociologia e Doutorado em Ciências Sociais ambos pela UNICAMP, especialização em Direitos Humanos (Universidade de Coimbra – Portugal). Realizou  Pós Doutorado (PDJ/CNPq) na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) junto ao Programa de Pós-Graduação em Serviço Social com pesquisa vinculada ao Observatório de Desigualdades e Políticas Públicas – ODEPP (UFPE/UNESP/UC-PT). Atua no campo da pesquisa nas áreas da Sociologia Ambiental e Sociologia Rural com enfoque na questão da água. Atualmente é Profa. Visitante de Sociologia no Instituto Federal do Rio Grande do Norte.

Downloads

Publicado

31.12.2022

Como Citar

Borges da Silva, A. C. A. (2022). Da esperança ao conflito: desigualdade no acesso à água pelos trabalhadores rurais reassentados pela transposição do rio São Francisco no estado de Pernambuco – Brasil. Revista Fim Do Mundo, 3(8), 73–93. https://doi.org/10.36311/2675-3871.2022.v3n8.p73-93