Chile
o colapso do oásis neoliberal
DOI:
https://doi.org/10.36311/2675-3871.2021.v2n5.p295-311Palavras-chave:
Chile, neoliberalismo, fim da históriaResumo
Analisa a crise neoliberal precipitada no Chile e sua perda de legitimidade a partir de outubro de 2019, quando os movimentos sociais irromperam nas ruas desafiando o sistema político como um todo. Aborda as contradições entre movimentos sociais e partidos políticos tradicionais e o desenvolvimento de uma nova cultura política. Examina o processo da Convenção Constitucional, sua conformação e projeção histórica para superar a constituição legada por Pinochet. E a participação dos povos indígenas e a paridade de gênero. Avalia a violação sistemática dos direitos humanos durante a rebelião social e o papel do presidente Sebastián Piñera a esse respeito. Explora as próximas eleições presidenciais e a perspectiva de escolher um governo moderado de esquerda ou de centro político.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Fim do Mundo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A Revista Fim do Mundo detém os direitos autorais dos trabalhos publicados em suas edições. Em virtude de constarem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, para fins educacionais, científicos e não-comerciais.