Conjecturas em torno de Marx
DOI:
https://doi.org/10.36311/2675-3871.2021.v2n5.p249-271Palavras-chave:
Clinâmen, incerteza, materialismo complexoResumo
O artigo aspira que, por meio de uma polêmica fraterna com um trabalho do professor doutor Marcelo Doti, há uma perspectiva renovada em Karl Heinrich Mordechai Marx Levy. Dentro desta tentativa, sugerimos que é preciso diferenciar entre o que Marx escreveu, entre o que seu amigo Engels disse sobre Karl e o que se fez de ambos, os diversos e múltiplos marxismos. Propomos então, que não há Sistema no neto do Rabino Levy, que suas investigações estão abertas, que seu materialismo é um complexo e não gnoseológico ou ontológico. Que insiste em uma dialética do Clinâmen, que é uma interação "menor" do Desvio e da Incerteza, em oposição à Dialética Molar, Principal, Metafísica de Hegel, em que existem nove ou mais planos de abstração nos estudos de "Karlchen", que o impacto nas costas da base e da superestrutura ainda está em vigor em sociedades como a capitalista, entre muitos outros tópicos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Fim do Mundo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A Revista Fim do Mundo detém os direitos autorais dos trabalhos publicados em suas edições. Em virtude de constarem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, para fins educacionais, científicos e não-comerciais.