A CENSURA DE TEXTOS LITERÁRIOS E DIDÁTICOS COMO UMA QUESTÃO DE HEGEMONIA POLÍTICO-CULTURAL

Autores

  • Handerson Fábio Fernandes Macedo
  • Marcia Soares de Alvarenga

DOI:

https://doi.org/10.36311/2526-1843.2024.v9n15.p46-57

Palavras-chave:

textos literários; textos didáticos; hegemonia; Antonio Gramsci; educação

Resumo

O trabalho objetiva refletir sobre embates recentes entre agentes da vontade coletiva que promoveram manifestações a favor e contra a censura às obras de textos literários e didáticos no período antes e pós o Governo Bolsonaro. Recorremos às fontes documentais impressas e imagéticas que ensejam a presente análise, sendo voltada ao exame de Gramsci sobre a linguagem como um móvel das relações de hegemonia político-cultural. Concluímos que censurar um objeto da cultura significa lê-lo  em relação com o todo vivo do tecido social e as contradições que nele refletem e devolvem à sociedade civil.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Handerson Fábio Fernandes Macedo
    Professor de História da Rede Estadual do Rio de Janeiro. Doutor em Educação -PPGEdu/FFP-UERJ Integrante do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas e Educação de Jovens e Adultos Trabalhadores (PPEJAT/CNPq)
  • Marcia Soares de Alvarenga

    Docente da Universidade do Estado do Rio de Janeiro/Faculdade de Formação de Professores Doutora em Educação/UFRJ Coordenadora do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas e Educação de Jovens e Adultos Trabalhadores (PPEJAT/CNPq)

Downloads

Publicado

2024-12-02

Edição

Seção

Dossiê Temático: “Gramsci, hegemonia e a emanciapação dos subalternos” - IV Colóquio Internacional Antonio Gramsci (IGS-BRASIL)

Como Citar

MACEDO, Handerson Fábio Fernandes; ALVARENGA, Marcia Soares de. A CENSURA DE TEXTOS LITERÁRIOS E DIDÁTICOS COMO UMA QUESTÃO DE HEGEMONIA POLÍTICO-CULTURAL. Revista Práxis e Hegemonia Popular, [S. l.], v. 9, n. 15, p. 46–57, 2024. DOI: 10.36311/2526-1843.2024.v9n15.p46-57. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/PHP/article/view/16856.. Acesso em: 4 dez. 2024.