A BNCC, A INTENCIONALIDADE DA PEDAGOGIA DAS COMPETÊNCIAS E O ENSINO DE HISTÓRIA
DOI:
https://doi.org/10.36311/2526-1843.2022.v7n10.p89-109Palabras clave:
BNCC, Ensino de História, neoconstrutivismoResumen
Por meio de uma análise crítica da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de 2017, este estudo parte do pressuposto de que o documento estaria a dissolver a disciplina de História numa grande área para atender às demandas do mercado no que se refere à formação de mão de obra. Portanto, o objetivo do artigo é analisar as intencionalidades deste processo, onde foi diagnosticada a presença do neoconstrutivismo na prática educativa e diante do ensino da disciplina de História. Compreendemos que o documento é ancorado na pedagogia das competências que tem como escopo a formação tecnicista dos cidadãos trabalhadores, de forma a domesticá-los as exigências da classe dominante no contexto histórico de “ultraliberalismo”, neoconservadorismo e flexibilização de direitos sociais. O estudo é inspirado nas teoria e metodologia marxista, especialmente as contribuições de Antonio Gramsci.
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