A BNCC, A INTENCIONALIDADE DA PEDAGOGIA DAS COMPETÊNCIAS E O ENSINO DE HISTÓRIA

Autores/as

  • Rodrigo Sarruge Molina
  • Talita Francieli Bordignon

DOI:

https://doi.org/10.36311/2526-1843.2022.v7n10.p89-109

Palabras clave:

BNCC, Ensino de História, neoconstrutivismo

Resumen

Por meio de uma análise crítica da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de 2017, este estudo parte do pressuposto de que o documento estaria a dissolver a disciplina de História numa grande área para atender às demandas do mercado no que se refere à formação de mão de obra. Portanto, o objetivo do artigo é analisar as intencionalidades deste processo, onde foi diagnosticada a presença do neoconstrutivismo na prática educativa e diante do ensino da disciplina de História. Compreendemos que o documento é ancorado na pedagogia das competências que tem como escopo a formação tecnicista dos cidadãos trabalhadores, de forma a domesticá-los as exigências da classe dominante no contexto histórico de “ultraliberalismo”, neoconservadorismo e flexibilização de direitos sociais. O estudo é inspirado nas teoria e metodologia marxista, especialmente as contribuições de Antonio Gramsci.

Biografía del autor/a

  • Rodrigo Sarruge Molina

    Professor Adjunto da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

  • Talita Francieli Bordignon

    Professora Adjunta na área de História da Educação na Universidade Federal de Goiás (UFG).

Publicado

2022-11-17

Cómo citar

A BNCC, A INTENCIONALIDADE DA PEDAGOGIA DAS COMPETÊNCIAS E O ENSINO DE HISTÓRIA. (2022). Revista Práxis E Hegemonia Popular, 7(10), 89-109. https://doi.org/10.36311/2526-1843.2022.v7n10.p89-109