IDEOLOGIA EM GRAMSCI E O CURRÍCULO ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.36311/2526-1843.2022.v7n10.p123-139Keywords:
Gramsci, Currículo, IdeologiaAbstract
O presente artigo objetiva justapor o campo do currículo escolar à categoria de análise gramsciana ideologia. Da apresentação introdutória sobre o conceito de hegemonia, o texto investe, na segunda seção, sobre a concepção da categoria ideologia em Gramsci, evidenciando como tal categoria é prerrogativa à consolidação de processos hegemônicos, tendo-se em conta a simbiose assumida entre aparelhos privados de hegemonia, enquanto responsáveis pela confecção de projetos ideológicos, e Estado (em acepção restrita constitutiva da sociedade política), responsável pela afirmação de hegemonias. A terceira seção é dedicada ao currículo escolar: nela o componente educacional como aparelho privado de hegemonia e, não obstante, o currículo escolar, são afirmados como difusores privilegiados de projetos ideológicos e de processos hegemônicos diversos. O esforço de síntese resgata o movimento educacional e curricular do século XX como expressão legítima da disputa travada no entorno da sociedade civil e da sociedade política por intelectuais orgânicos representativos de projetos de sociabilidade distintos (e muitas vezes opostos).
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Revista Práxis e Hegemonia Popular
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
At the time of online submission of articles, the Declaration of Responsibility and Copyright must be sent as an attached file.
The document grants publication rights to Revista Práxis e Hegemonia Popular and, in case of approval, also to carry out normative and grammatical adjustments in order to maintain the standards of the cultured language.