DIÁLOGOS ENTRE ANTONIO GRAMSCI E FRANTZ FANON:VIOLÊNCIA POLÍTICA E LUTAS SUBALTERNAS
DOI:
https://doi.org/10.36311/2526-1843.2024.v9n15.p159-169Palavras-chave:
Grasmci, Fanon, Violência Política, MarxismoResumo
Propomos um diálogo entre o marxismo revolucionário de Antonio Gramsci e as perspectivas teórico-políticas presentes em Frantz Fanon, n’Os Condenados da Terra. Neste ensejo, analisamos a formulação da violência política apresentada na última obra do autor martinicano, fundamental também na perspectiva gramsciana, o que possibilita um diálogo a partir da crítica ao imperialismo enquanto etapa superior do capitalismo, elaborada ao longo de suas trajetórias intelectuais e militantes. Em hipótese, a semelhança está relacionada, fundamentalmente, com o destaque conferido pelos autores à ação política direta, na disputa pela hegemonia, e à organização e direção intelectual dos sujeitos revolucionários e da revolução.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Práxis e Hegemonia Popular
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
No momento da submissão online dos artigos a Declaração de Responsabilidade e Direitos Autorais deve ser enviada como arquivo anexo.
O documento cede à Revista Práxis e Hegemonia Popular direitos de publicação e em caso de ser aprovação também para realizar os ajustes de ordem normativa e gramatical com vistas em manter os padrões da língua culta.