GRAMSCI E O ENCONTRO COM O MUNDO ÁRABE
DOI:
https://doi.org/10.36311/2526-1843.2023.v8n13.p33-50Palavras-chave:
Antonio Gramsci, países islâmicos, tradutibilidade filosófica, paradigmas da civilização ocidental.Resumo
O artigo resulta de pesquisas, na perspectiva gramsciana, sobre a história dos países islâmicos e de atividades do Laboratório de Estudos Internacionais Gramsci da Universidade de Cagliari (Gramsci Lab), que reconstroem as etapas e os desenvolvimentos de um processo que, ao longo dos anos, possibilitou a penetração do pensamento do autor dos Cadernos do Cárcere no mundo árabe. Realidades nas quais o tema da tradutibilidade filosófica assume um indubitável interesse político, devido à incidência de contradições, conflitos e processos revolucionários desencadeados pela dialética entre o legado colonial e o presente desses países e as lutas dos povos dessa parte do mundo, pela emancipação dos paradigmas da civilização ocidental, impostos à força ao longo dos séculos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Práxis e Hegemonia Popular
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
No momento da submissão online dos artigos a Declaração de Responsabilidade e Direitos Autorais deve ser enviada como arquivo anexo.
O documento cede à Revista Práxis e Hegemonia Popular direitos de publicação e em caso de ser aprovação também para realizar os ajustes de ordem normativa e gramatical com vistas em manter os padrões da língua culta.