GRAMSCI E O ENCONTRO COM O MUNDO ÁRABE

Autores

  • Patrizia Manduchi Universidade de Cagliari
  • Alessandra Marchi Universidade de Cagliari

DOI:

https://doi.org/10.36311/2526-1843.2023.v8n13.p33-50

Palavras-chave:

Antonio Gramsci, países islâmicos, tradutibilidade filosófica, paradigmas da civilização ocidental.

Resumo

O artigo resulta de pesquisas, na perspectiva gramsciana, sobre a história dos países islâmicos e de atividades do Laboratório de Estudos Internacionais Gramsci da Universidade de Cagliari (Gramsci Lab), que reconstroem as etapas e os desenvolvimentos de um processo que, ao longo dos anos, possibilitou a penetração do pensamento do autor dos Cadernos do Cárcere no mundo árabe. Realidades nas quais o tema da tradutibilidade filosófica assume um indubitável interesse político, devido à incidência de contradições, conflitos e processos revolucionários desencadeados pela dialética entre o legado colonial e o presente desses países e as lutas dos povos dessa parte do mundo, pela emancipação dos paradigmas da civilização ocidental, impostos à força ao longo dos séculos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrizia Manduchi, Universidade de Cagliari

Professora do Departamento de Ciência Política e Social da Universidade de Cagliari. Diretora do Laboratório de Estudos Internacionais Gramsci da Universidade de Cagliari (Gramsci Lab)

Alessandra Marchi, Universidade de Cagliari

Pesquisadora e Membro do corpo diretivo do Laboratório de Estudos Internacionais Gramsci da Universidade de Cagliari (Gramsci Lab)

Downloads

Publicado

2023-12-20

Como Citar

Manduchi, P., & Marchi, A. (2023). GRAMSCI E O ENCONTRO COM O MUNDO ÁRABE. Revista Práxis E Hegemonia Popular, 8(13), 33–50. https://doi.org/10.36311/2526-1843.2023.v8n13.p33-50