IDEOLOGIA EM GRAMSCI E O CURRÍCULO ESCOLAR

Autores

  • Júlio César Maia

DOI:

https://doi.org/10.36311/2526-1843.2022.v7n10.p123-139

Palavras-chave:

Gramsci, Currículo, Ideologia

Resumo

O presente artigo objetiva justapor o campo do currículo escolar à categoria de análise gramsciana ideologia. Da apresentação introdutória sobre o conceito de hegemonia, o texto investe, na segunda seção, sobre a concepção da categoria ideologia em Gramsci, evidenciando como tal categoria é prerrogativa à consolidação de processos hegemônicos, tendo-se em conta a simbiose assumida entre aparelhos privados de hegemonia, enquanto responsáveis pela confecção de projetos ideológicos, e Estado (em acepção restrita constitutiva da sociedade política), responsável pela afirmação de hegemonias. A terceira seção é dedicada ao currículo escolar: nela o componente educacional como aparelho privado de hegemonia e, não obstante, o currículo escolar, são afirmados como difusores privilegiados de projetos ideológicos e de processos hegemônicos diversos. O esforço de síntese resgata o movimento educacional e curricular do século XX como expressão legítima da disputa travada no entorno da sociedade civil e da sociedade política por intelectuais orgânicos representativos de projetos de sociabilidade distintos (e muitas vezes opostos).

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Biografia do Autor

Júlio César Maia

Mestre em Educação, vinculado à linha de pesquisa Formação Humana e Fundamentos da Educação, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí (UFG-REJ).

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Publicado

2022-11-17

Como Citar

Maia, J. C. (2022). IDEOLOGIA EM GRAMSCI E O CURRÍCULO ESCOLAR . Revista Práxis E Hegemonia Popular, 7(10), 123–139. https://doi.org/10.36311/2526-1843.2022.v7n10.p123-139