IDEOLOGIA EM GRAMSCI E O CURRÍCULO ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.36311/2526-1843.2022.v7n10.p123-139Palavras-chave:
Gramsci, Currículo, IdeologiaResumo
O presente artigo objetiva justapor o campo do currículo escolar à categoria de análise gramsciana ideologia. Da apresentação introdutória sobre o conceito de hegemonia, o texto investe, na segunda seção, sobre a concepção da categoria ideologia em Gramsci, evidenciando como tal categoria é prerrogativa à consolidação de processos hegemônicos, tendo-se em conta a simbiose assumida entre aparelhos privados de hegemonia, enquanto responsáveis pela confecção de projetos ideológicos, e Estado (em acepção restrita constitutiva da sociedade política), responsável pela afirmação de hegemonias. A terceira seção é dedicada ao currículo escolar: nela o componente educacional como aparelho privado de hegemonia e, não obstante, o currículo escolar, são afirmados como difusores privilegiados de projetos ideológicos e de processos hegemônicos diversos. O esforço de síntese resgata o movimento educacional e curricular do século XX como expressão legítima da disputa travada no entorno da sociedade civil e da sociedade política por intelectuais orgânicos representativos de projetos de sociabilidade distintos (e muitas vezes opostos).
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Práxis e Hegemonia Popular

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
No momento da submissão online dos artigos a Declaração de Responsabilidade e Direitos Autorais deve ser enviada como arquivo anexo.
O documento cede à Revista Práxis e Hegemonia Popular direitos de publicação e em caso de ser aprovação também para realizar os ajustes de ordem normativa e gramatical com vistas em manter os padrões da língua culta.