A BNCC, A INTENCIONALIDADE DA PEDAGOGIA DAS COMPETÊNCIAS E O ENSINO DE HISTÓRIA

Autores

  • Rodrigo Sarruge Molina
  • Talita Francieli Bordignon

DOI:

https://doi.org/10.36311/2526-1843.2022.v7n10.p89-109

Palavras-chave:

BNCC, Ensino de História, neoconstrutivismo

Resumo

Por meio de uma análise crítica da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de 2017, este estudo parte do pressuposto de que o documento estaria a dissolver a disciplina de História numa grande área para atender às demandas do mercado no que se refere à formação de mão de obra. Portanto, o objetivo do artigo é analisar as intencionalidades deste processo, onde foi diagnosticada a presença do neoconstrutivismo na prática educativa e diante do ensino da disciplina de História. Compreendemos que o documento é ancorado na pedagogia das competências que tem como escopo a formação tecnicista dos cidadãos trabalhadores, de forma a domesticá-los as exigências da classe dominante no contexto histórico de “ultraliberalismo”, neoconservadorismo e flexibilização de direitos sociais. O estudo é inspirado nas teoria e metodologia marxista, especialmente as contribuições de Antonio Gramsci.

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Biografia do Autor

Rodrigo Sarruge Molina

Professor Adjunto da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Talita Francieli Bordignon

Professora Adjunta na área de História da Educação na Universidade Federal de Goiás (UFG).

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Publicado

2022-11-17

Como Citar

Molina, R. S., & Bordignon, T. F. (2022). A BNCC, A INTENCIONALIDADE DA PEDAGOGIA DAS COMPETÊNCIAS E O ENSINO DE HISTÓRIA. Revista Práxis E Hegemonia Popular, 7(10), 89–109. https://doi.org/10.36311/2526-1843.2022.v7n10.p89-109