GRAMSCI EXCUBITOR (1916-1918)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/2526-1843.2019.v4n5.10778

Palavras-chave:

Gramsci, Biografia, Pedagogia, Política, Filosofia da Práxis

Resumo

O texto é uma reflexão sobre as atividades pedagógico-didáticas de Gramsci nos anos de 1916-1918  Sobressaíam as atividades do jornalista político militante, mas, destacavam-se, também, nesse triênio, as de “professor”, excubitor, como ele próprio se definiu do verbo latino excubo, “fazer guarda, velar, vigiar”. Com esse termo, caracterizava seu método pedagógico na coordenação didática do Clube de Vida Moral, criado por ele. Circunstâncias, opções e encargos políticos impediram Gramsci de ser profissionalmente um professor. É fácil, todavia, perceber sua profunda vocação ou postura “professoral” que o acompanhou em todos os momentos da vida, influenciando as outras atividades, levando-o, sobretudo, a reformular o marxismo para filosofia da práxis.

Recebido em 03 de outubro de 2019
Aprovado em 14 de novembro de 2019
Editado em 15 de dezembro de 2019

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Biografia do Autor

Paolo Nosella, Pontifica Universidade Católica - PUC/SP

Professor titular em Filosofia da Educação, colaborador no PPGE da UFSCar. Pesquisador Sênior CNPQ.

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Publicado

2020-08-12

Como Citar

Nosella, P. (2020). GRAMSCI EXCUBITOR (1916-1918). Revista Práxis E Hegemonia Popular, 4(5), 21–34. https://doi.org/10.36311/2526-1843.2019.v4n5.10778

Edição

Seção

Artigos