O PENSAMENTO DE GRAMSCI NAS PESQUISAS ACADÊMICAS BRASILEIRAS E O ENCONTRO ENTRE TRABALHO, SAÚDE E EDUCAÇÃO

Autores

  • Maria Julia de Paiva Pontifica Universidade Católica - PUC/RJ

DOI:

https://doi.org/10.36311/2526-1843.2019.v4n4.10732

Palavras-chave:

Estado, Trabalho-Saúde-Educação, Antonio Gramsci

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar uma parcela do resultado da pesquisa intitulada Mapa bibliográfico de Gramsci no Brasil. Neste trabalho apresentaremos o resultado do levantamento realizado das teses e dissertações dos Programas de Pós- Graduação (PPGs) brasileiros, que tiveram como base o pensamento do filósofo Antonio Gramsci e que elegeram, como conteúdo, a categoria Estado, vinculado à análise das postulações teórico-conceituais no que diz respeito ao tema trabalho, saúde e educação. Procuramos, nas pesquisas eleitas, mensurar qualitativamente com qual intensidade o pensamento de Gramsci aparece e como este interfere na produção acadêmica no que diz respeito às questões do mundo do trabalho priorizando o debate no campo das relações
trabalho-saúde-educação.

Recebido em 12 de julho de 2019
Aprovado em 14 de agosto de 2019
Editado em 10 de setembro de 2019

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Biografia do Autor

  • Maria Julia de Paiva, Pontifica Universidade Católica - PUC/RJ

    1Doutoranda em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Mestre em Ciências da área de Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ-RJ). Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Filosofia, Política e Educação NuFiPE/UFF) e Grupo de Estudos e Pesquisas de Trabalho, Políticas Públicas e Serviço Social (TRAPPUS) da PUC-Rio.

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Publicado

2020-08-05

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

PAIVA, Maria Julia de. O PENSAMENTO DE GRAMSCI NAS PESQUISAS ACADÊMICAS BRASILEIRAS E O ENCONTRO ENTRE TRABALHO, SAÚDE E EDUCAÇÃO. Revista Práxis e Hegemonia Popular, [S. l.], v. 4, n. 4, p. 135–146, 2020. DOI: 10.36311/2526-1843.2019.v4n4.10732. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/PHP/article/view/10732.. Acesso em: 22 out. 2024.

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