O CONCEITO DE IMITAÇÃO NO JOVEM FRIEDRICH SCHLEGEL

Autores

  • SÍLVIA FAUSTINO

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0101-31732016000500003

Palavras-chave:

Friedrich Schlegel, Imitação, Poesia, Modernidade

Resumo

Tomando por base o ensaio Über das Studium der griechschen Poesie (Sobre o estudo da poesia grega), este trabalho tem por objetivo investigar o conceito de imitação no pensamento do jovem Friedrich Schlegel. Além de explicitar dois usos distintos do conceito – que aparece ora como imitação do real, ora como imitação dos antigos – pretende-se identificar oscilações e tensões terminológicas que possam esclarecer a postura filosófica do autor, frente à profunda crise de legitimidade, que, naquela época, atinge a concepção da arte como imitação da natureza. É intenção mostrar que, embora reconheça os aspectos negativos que a má aplicação do modelo clássico provoca na produção e na teoria da arte moderna, Schlegel também propõe um sentido positivo, à luz do qual a imitação pode ser harmonizada com os princípios filosóficos basilares de uma estética idealista de feição kantiana.

Biografia do Autor

  • SÍLVIA FAUSTINO

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Publicado

17-01-2017 — Atualizado em 22-02-2023

Edição

Seção

Artigos e Comentários

Como Citar

O CONCEITO DE IMITAÇÃO NO JOVEM FRIEDRICH SCHLEGEL. (2023). Trans/Form/Ação, 39(Special Issue), 23-36. https://doi.org/10.1590/S0101-31732016000500003