A LEITURA E A FUNÇÃO DA LITERATURA NO PNAIC: PARA ALÉM DO DELEITE

Renata Junqueira de SOUZA, Kenia Adriana de Aquino Modesto SILVA, Cinthia Magda Fernandes ARIOSI

Resumo


Avaliações externas influenciam e embasam políticas públicas a partir de seus resultados. É o que acontece com o Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA) que demonstra os baixos índices de competência em leitura das crianças brasileiras, capazes apenas de localizar informações explícitas no texto,fazendo conexões simples. Essas análises intensificam  a preocupação de diversas instâncias a respeito da promoção
de leitura no Brasil, embasando algumas políticas públicas como o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Assim sendo, a leitura no PNAIC é o foco deste texto e sua questão problema é: como utilizar as obras complementares do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e do Programa Nacional Biblioteca na Escola (PNBE) durante o período de alfabetização infantil? Para tanto, objetiva-se discutir acerca da leitura literária, sobre a importância das políticas públicas para a ampliação da compreensão leitora das crianças, bem como discorrer sobre as linguagens da criança durante a alfabetização e mostrar intervenção de qualidade para
conseguir autonomia leitora. Além disso, oferece propostas para além da leitura deleite com livros do acervo do PNBE e das obras complementares do PNLD utilizados pelo PNAIC.


Palavras-chave


Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa. Ensino da leitura. Literatura infantil.

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