PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO: O ESPAÇO DE PARTICIPAÇÃO EFETIVA E CONTEXTUALIZADA DOS ATORES DA ESCOLA

Autores

  • Cláudio Roberto BROCANELLI, Márcia Parpineli Moro GARCIA, Claudia Pereira de Pádua SABIA, Carmen Lúcia DIAS

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2013.v14n2.3559

Palavras-chave:

PPP, Gestão Escolar, Escola, Educação

Resumo

Demonstraremos aqui a importância da elaboração do Projeto Político-Pedagógico - PPP de uma forma que os atores da escola participem constantemente. É fundamental esta participação a im de promover tanto a sua produção como a permanente avaliação de atividades, ações e propostas educacionais. Seguindo a orientação de pesquisadores experientes neste assunto, assumimos a defesa de uma escola que privilegie o caráter de pertencimento de todos: gestores, professores, alunos e pais, toda a comunidade. Este estudo se desenvolve em dois momentos: um estudo teórico destacando as pesquisas e os pensamentos substantivos no meio acadêmico; uma análise documental de quatro escolas e de entrevistas realizadas com diretores ou vice-diretores e coordenadores de escolas. Com este estudo e análise, é possível perceber a importância de sua elaboração e promover a relexão que oriente aos interessados uma nova visão ou revisão de estruturas já engessadas. A escola, assim, poderá sofrer mudanças renovadoras que reorientem sua rotina, tornando-a novidade e acontecimento, permitindo que os desaios cotidianos fomentem estratégias contextualizadas e historiadas concretamente.

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Publicado

2021-09-21

Como Citar

Claudia Pereira de Pádua SABIA, Carmen Lúcia DIAS, C. R. B. M. P. M. G. (2021). PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO: O ESPAÇO DE PARTICIPAÇÃO EFETIVA E CONTEXTUALIZADA DOS ATORES DA ESCOLA. Educação Em Revista, 14(2). https://doi.org/10.36311/2236-5192.2013.v14n2.3559

Edição

Seção

Artigos