SISTEMA MONETÁRIO

UMA ABORDAGEM POR MEIO DA ATIVIDADE LÚDICA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

  • Maria Cristina Zecchinel Urbano Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP/Ilha Solteira
  • Andrezza Santos Flores Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP/Ilha Solteira
  • Harryson Júnio Lessa Gonçalves Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP/Ilha Solteira
Palavras-chave: Deficiência Intelectual. Educação Especial. Sistema Monetário. Lúdico.

Resumo

O presente artigo teve como objetivo investigar como os alunos com Deficiência Intelectual da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) do Município de Ilha Solteira manuseiam o dinheiro, contribuindo para o aprendizado sobre as cédulas, por intermédio do desenvolvimento de expressão, comunicação e potencial cognitivo. A motivação para o trabalho foi devido à inquietação da professora responsável pela sala ao observar que alguns alunos não reconheciam o sistema monetário. A partir dessa constatação, foi levada à sala de aula uma proposta de atividade com o intuito de desenvolver a habilidade de reconhecer o sistema monetário, utilizando a atividade lúdica como um instrumento significativo para a aprendizagem. Com o desenvolvimento da atividade proposta, os alunos foram manuseando, identificando e diferenciando as cédulas, atrelado a isso também permitiu o desenvolvimento de um trabalho interdisciplinar ao viabilizar a abordagem das temáticas: cores, animais e habitat presente nas cédulas. Posto isto, foi possível vislumbrar a relevância da atividade realizada por intermédio da ludicidade almejando futuramente a autonomia perante aos recursos financeiros, caracterizando como algo que transcende o ambiente escolar, pois proporciona além do desenvolvimento de habilidades, a independência e crescimento do deficiente intelectual, que, por conseguinte promove a inclusão social.

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Publicado
2019-07-29
Seção
Artigos