EDUCAÇÃO ESPECIAL E ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: CONTRIBUIÇÕES CIENTÍFICAS DE 2000 A 2010

Autores

  • Rosana Castro CASAGRANDE
  • Gilmar Carvalho CRUZ

DOI:

https://doi.org/10.36311/2358-8845.2016.v3n2.09.p95

Resumo

o presente trabalho visa realizar um recorte sobre a trajetória científica da educação especial e do atendimento educacional especializado de 2000 a 2010, evidenciando algumas de suas principais contribuições científicas. Para tal, concentra-se numa revisão de literatura realizada em livros, banco de dados, indexadores, biblioteca e bibliotecas virtuais. Os resultados caracterizaram-se por meio de grupamentos temáticos: a) Produção Científica em Educação Especial; b) Estudos Avaliativos sobre Educação Especial; c) Estudos sobre a Epistemologia da Pesquisa em Educação e Educação Especial; d) Pesquisas sobre atendimento Educacional Especializado; e) Política Nacional de Inclusão; História da Pessoa com Deficiência e da Educação Especial e f) Aspectos Históricopolíticos da Educação Especial. Percebe-se nesse período analisado, diversidade e dinâmica temáticas, evidenciando a busca pela superação da dimensão médica e de deficiência presentes historicamente na educação especial e no atendimento educacional especializado. Estudos sobre as produções científicas contribuem para a caracterização das pesquisas, e sobretudo constituem-se em aspectos essenciais para a formação da identidade histórico-científica das áreas de educação especial e atendimento educacional
especializado e para a transformação social proveniente delas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Rosana Castro CASAGRANDE

O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

Gilmar Carvalho CRUZ

O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

Downloads

Publicado

2017-03-06

Como Citar

CASAGRANDE, R. C., & CRUZ, G. C. (2017). EDUCAÇÃO ESPECIAL E ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: CONTRIBUIÇÕES CIENTÍFICAS DE 2000 A 2010. Revista Diálogos E Perspectivas Em Educação Especial, 3(2). https://doi.org/10.36311/2358-8845.2016.v3n2.09.p95

Edição

Seção

Artigos