Despertado pelas odes, estabelecido pelas regras de correção, aperfeiçoado pela música: integrar a educação estética na educação musical contemporânea através da filosofia estética confucionista
DOI:
https://doi.org/10.1590/0101-3173.2024.v47.n6.e02400318Palavras-chave:
Confucionismo, Filosofia estética, Educação musical, Educação estéticaResumo
A integração da filosofia estética tradicional confucionista na educação musical contemporânea tornou-se recentemente um foco de investigação crescente no meio acadêmico nacional. Um estudo das teorias confucionistas e das conotações da educação estética revela a importância da filosofia estética incorporada em “Despertado pelas Odes, Estabelecido pelas Regras de Propriedade, Aperfeiçoado pela Música”, na educação musical. Ao analisar a manifestação da filosofia estética confucionista na educação musical contemporânea, este estudo elucida o seu valor no cultivo do temperamento, no reforço do carácter, na promoção da harmonia social e na educação moral. Além disso, ao combinar a prática dos cursos de educação estética, no ensino superior, explora os conhecimentos e as abordagens inovadoras da perspectiva confucionista sobre o ritual e a música nos currículos de educação estética. Aprofundar o valor moderno da filosofia estética tradicional confucionista, reforçar a investigação interdisciplinar em educação estética e construir um sistema de avaliação científica da educação estética são fatores importantes para o avanço da educação musical contemporânea. Espera-se que o aprofundamento progressivo da investigação relevante enriqueça, ainda mais, as conotações teóricas da educação musical nas instituições de ensino superior e forneça referências valiosas para a reforma e a inovação dos cursos de educação estética nas universidades.
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Submission: 17/06/2024 – Decision: 06/09/2024 - Revision: 22/09/2024 – Publication: 28/10/2024
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