Os Objetos da Música e da Matemática e a Subalternação das Ciências em Alguns Tratados de Música do Século XVI

Autori

  • Carla BROMBERG

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0101-31732014000100002

Parole chiave:

História da Ciência, Subalternação das Ciências. Classificação do Conhecimento, Música e Matemática, Renascimento

Abstract

Sabe-se que, durante alguns períodos da história, a Música e a Matemática foram ciências que compartilharam seus conceitos e discussões. Um dos períodos no qual essa comunhão se deu de maneira significativa foi o Renascimento. A Música era então classificada como ciência e, pertencendo ao grupo das matemáticas, dividia seu espaço com a Aritmética, a quem era subordinada, com a Geometria e a Astronomia. Essa divisão foi transmitida através das obras do filósofo Sevério N. Boécioe prevaleceu durante o século XVI, juntamente da noção de subalternação das ciências, provida na obra de Aristóteles e de seus comentaristas. Contudo, durante a segunda metade do século XVI, o cenário teórico foi sofrendo questionamentos e sendo por vezes reformulado. Tais reformulações tomaram várias formas, todavia, foi no diálogo entre dois autores específicos, Gioseffo Zarlino (1517-1590) e Vincenzo Galilei (1533?-1591), que a estrutura vigente foi realmente abalada. Neste artigo, pretendese mostrar a relevância da subalternação das ciências na discussão metodológica para a pretendida reformulação teórica, visto que um dos problemas metodológicos centrais da demonstração nas ciências matemáticas do século XVI foi a reconciliação entre as condições ideais, que governavam o mundo matemático, no caso específico o da Aritmética, e as condições reais do mundo físico natural.

Pubblicato

2014-04-01

Fascicolo

Sezione

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Come citare

Os Objetos da Música e da Matemática e a Subalternação das Ciências em Alguns Tratados de Música do Século XVI. (2014). TRANS/FORM/AÇÃO:/Revista/De/Filosofia, 37(1), 9-30. https://doi.org/10.1590/S0101-31732014000100002