Notas Sobre a Presença de Mead na Obra de Habermas

Autori

  • Luciana Aparecida de Araújo Penitente

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0101-31732013000400013

Parole chiave:

Identidade, Linguagem, Interação Sociolinguística, Individuação Socialização

Abstract

Habermas pensa a questão da individuação e da socialização a partir dos estudos de George Hebert Mead, que, na sua concepção, foi o primeiro a refletir substancialmente sobre um modelo de eu produzido socialmente. Mead oferece todo subsídio teórico para o desenvolvimento de uma teoria da evolução humana que envolve o processo de individuação e de socialização. Pelo paradigma de intercompreensão, ou seja, da relação intersubjetiva de indivíduos que se socializam por meio da comunicação e se reconhecem mutuamente, Mead permite a mudança de paradigma da consciênciade si, da autorreferência de um sujeito que age isoladamente para o indivíduo que processa trocas sociais mediante a linguagem. Portanto, um dos principais componentes da teoria de Mead, em que Habermas busca contribuição para sua Teoria da Ação Comunicativa, é o processo de constituição do "eu", sua identidade. Mead acredita ser a individuação representada como um processo que é linguisticamente mediador da socialização e da construção de uma história de vida, na qual os sujeitos são conscientes de si. É esse meio linguístico estabelecido entre os sujeitos e o meio do entendimento intrassubjetivo e histórico vital que possibilita a formação de uma identidade de sujeitos socializados. É o reconhecimento intersubjetivo e autoentendimento mediado intersubjetivamente que propicia aformação da identidade. Esse quadro conceitual será fundamental a Habermas, na sua acepção de eupós-convencional.

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Pubblicato

2013-04-29

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PENITENTE, Luciana Aparecida de Araújo. Notas Sobre a Presença de Mead na Obra de Habermas. TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia, Marília, SP, v. 36, n. 1, p. 205–220, 2013. DOI: 10.1590/S0101-31732013000400013. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/2941.. Acesso em: 22 nov. 2024.