Bergson e a busca metódica do tempo perdido
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0101-31732004000200002Palavras-chave:
Bergson, liberdade, criação, método, arteResumo
Tendo como ponto de referência o pensamento de Henri Bergson e, a partir dele, a relação de identidade entre liberdade e criação, ação livre e ação criadora, este trabalho tem como propósito levantar algumas questões relativas à função do método em relação a uma filosofia que encara a arte, o artista e a atividade artística como exemplos de que o conhecimento acerca do real e do verdadeiro é possível e, justamente em virtude disso, os toma como paradigmas da própria filosofia. Em outros termos, interessa aqui dar alguns passos no sentido da investigação acerca do que quer e o que pode uma filosofia que guarda profundas afinidades com a arte e que, além disso, busca entendê-la em sua essência, compreendê-la em seus princípios e revelar a sua naturezaPublicado
01-12-2004
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Como Citar
Bergson e a busca metódica do tempo perdido. (2004). Trans/Form/Ação, 27(2), 21-29. https://doi.org/10.1590/S0101-31732004000200002