Teses ad Feuerbach e a educação
DOI :
https://doi.org/10.1590/0101-3173.2019.v42n2.05.p85Mots-clés :
Ontologia marxiana, Educação, CríticaRésumé
O presente texto aborda as Teses ad Feuerbach elaboradas por Marx com intuito de extrair elementos de ordem onto-metodológica que possam subsidiar a reflexão à filosofia da educação. Entendemos, na esteira de Lukács e Mészáros, que o pensamento marxiano se distingue qualitativamente do padrão de cientificidade moderno em razão da instauração de uma ontologia de base materialista e dialética do ser social. Isto significa que a teoria social marxiana possui como seu núcleo mais essencial a historicidade na abordagem ontológica dos fenômenos sociais, buscando compreendê-los em sua gênese e na função social que desempenham no processo de reprodução social. Com isso, no texto aqui em debate, tratamos da radicalidade revolucionária do escrito abordado em suas potencialidades ao debate educacional.
Recebido: 24/07/2016
Aceito: 13/08/2018
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© TRANS/FORM/AÇÃO: REVISTA DE FILOSOFIA 2019
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