O ESTATUTO JURÍDICO DAS PERSEGUIÇÕES DOS CRISTÃOS NO IMPÉRIO ROMANO

Auteurs-es

  • Luis Alberto DE BONI

DOI :

https://doi.org/10.1590/S0101-3173201400ne00009

Mots-clés :

Direito romano. Perseguição aos cristãos. História do Cristianismo. Império Romano.

Résumé

As perseguições contra os cristãos constituem um dos acontecimentos mais estudados na História do Cristianismo e na História de Roma. A esse respeito, são inúmeros os documentos existentes desde o início do segundo século de nossa era, tanto da parte dos pagãos, como da parte dos cristãos. Tomando esses documentos por base, cabe a pergunta: qual foi o estatuto jurídico no qual se basearam as autoridades romanas para perseguir os cristãos? Procuro mostrar, neste texto, que de início eram aplicadas contra eles as leis criminais vigentes. Só mais tarde se tornou crime o fato de ser cristão. Mas leis persecutórias válidas em todo o império apenas surgiram a partir do ano 250, e foram
abolidas em 313.

Téléchargements

Les données de téléchargement ne sont pas encore disponible.

Biographie de l'auteur-e

  • Luis Alberto DE BONI

    O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

    E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

Publié

2015-02-19

Numéro

Rubrique

Articles et Commentaires

Comment citer

DE BONI, Luis Alberto. O ESTATUTO JURÍDICO DAS PERSEGUIÇÕES DOS CRISTÃOS NO IMPÉRIO ROMANO. TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia, Marília, SP, v. 37, 2015. DOI: 10.1590/S0101-3173201400ne00009. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/4727.. Acesso em: 22 nov. 2024.