Comentário a "A relação entre ciência natural e cosmologia em Tomás de Aquino"
DOI:
https://doi.org/10.1590/0101-3173.2020v43n1.03.p39Palabras clave:
ComentárioResumen
O tema do artigo aqui comentado atinge uma das perspectivas mais importantes na Idade Média, mas que é, ao mesmo tempo, apenas de um interesse histórico. Trata-se do que se chama, em alemão, Weltbild (imagem do mundo) ou Weltanschauung (imaginação, ou seja, intuição do mundo), decisivamente e irreversivelmente revolucionada pela descoberta do telescópio que Galilei (Siderius Nuncius, Venecia, 1610) dirigiu à lua e apagou com essa ação a divisão aristotélica da toda realidade entre uma realidade acima da esfera da lua e abaixo da esfera da lua.
Descargas
Referencias
ARISTÓTELES. Metafísica. Tradução de Edson Bini. São Paulo: Edipro, 2014.
DAVIDSON, H. A. Alfarabi, Avicenna, & Averroes, on Intellect. Their Cosmologies, Theories of the Active Intellect, and Theories of Human Intellect. Oxford: University Press, 1992.
GILSON, É. Pourquoi saint Thomas a critiqué saint Augustin? In: GILSON, É. Archives d'Histoire Doctrinale et Littéraire du Moyen Âge. Paris: J. Vrin, 1926. p. 5-127. t. I
GROSSETESTE, R. Tratado da luz e outros opúsculos sobre a cor e a luz. Latim –Português. Porto: Afrontamento, 2012.
GUILLET, J. O.P., La “lumière intellectuelle” d’après S. Thomas. “οἷον το φῶς” – De anima III, 5. 430 a 15. In: Archives d’Histoire Doctrinale et Littéraire du Moyen Âge. Paris: J. Vrin, 1927. p. 79-88. t. II.
LITT, T. Les corps célestes dans l’univers de saint Thomas d’Aquin. Louvain: Publications Universitaires; Paris: Béatrice Nauwelaerts, 1963 (Philosophes Médiévaux, 7).
NEWTON, I. Philosophiae Naturalis Principia Mathematica, Julii 5. 1686, Londini Jussu Societatis Regiæ ac Typis Josephi Streater. Prostat apud plures Bibliopolas. Anno MDCLXXXVII, p. 8.
SAVONAROLA, G. De doctrina Platonicorum. In: Inter omnes Plato et Aristoteles: Gli Appunti Filosofici di Girolamo Savonarola, Introduzione, edizione critica e commento, Fédération Internationale des Instituts d'Études Médiévales, Textes et Études du Moyen Âge, 66, A cura di Lorenza Tromboni. Porto: Fédération Internationale des Instituts d'Études Médiévales, 2012. p. 239-262.
SCHNEIDER, J. H. J. The Eternity of the World. Thomas Aquinas and Boethius of Dacia. In: Archives d’Histoire Doctrinale et Littéraire du Moyen Âge. Paris: J. Vrin, 1999. p. 121-141. t. 66.
SCHNEIDER, J. H. J. Philosophy and Theology in the Islamic Culture: Al-Farabi’s. De scientiis. Philosophy Study, Netherlands, v. 1, n. 1, p. 41-51, 2011.
SCHEINDER, J. H. J. A Imagem de Platão em Tomás de Aquino. Observações a uma Controvérsia Medieval: Platão e/ou Aristóteles. Cultura e Fé Revista de Humanidades, Porto Alegre, ano 36, n. 143, p. 395-410, out./dez. 2013.
SCHNEIDER, J. H. J. A Teoria do Intelecto segundo Al-Farabi. Teologia e Filosofia no Mundo Árabe Latino Medieval. Poliética (PUC), São Paulo, v. 3 n. 2, p. 224-246, 2015.
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Este es un artículo de acceso abierto publicado bajo una licencia Creative Commons.