Tradução: Novas razões para o realismo

Autores/as

  • Claudio Ricardo Martins dos Reis UFBA

Palabras clave:

Percepção ativa, Psicologia ecológica, Realismo direto

Resumen

James J. Gibson (1904-1979) foi um psicólogo norte-americano que, juntamente com Eleanor J. Gibson (1910-2002), desenvolveu um imponente programa de pesquisa conhecido como psicologia ecológica. Gibson é considerado um dos mais importantes autores, no campo da percepção visual, tendo sido classificado entre os 100 psicólogos mais citados do século XX. No ensaio aqui traduzido, Gibson é explícito em sua busca por conectar seus estudos em psicologia a questões filosóficas mais abrangentes. Seu texto tem grande relevância para o debate filosófico sobre o realismo e sobre como alcançá-lo via teorias da percepção, no caso do autor, articulando a teoria de que a mente percebe ativa e diretamente os estímulos ambientais. Seu ensaio situa-se num contexto intelectual dominado por dois grandes paradigmas de pesquisa: o behaviorismo e o cognitivismo. Em contrapartida, o paradigma articulado por Gibson nega pressupostos centrais desses paradigmas dominantes, como, por exemplo, o pressuposto de que a percepção é passiva e instantânea. Para Gibson, a percepção é ativa, direta e envolve ciclos de percepção-ação, ao longo do tempo. Ainda que se afaste do behaviorismo e do cognitivismo clássicos, a psicologia ecológica se aproxima de teorias corporificadas e enativas da cognição.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Claudio Ricardo Martins dos Reis, UFBA

    Professor Adjunto de Filosofia, História e Sociologia da Ciência, Instituto de Biologia, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, BA – Brasil. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4214-530X.

Referencias

GIBSON, J. J. The Senses Considered as Perceptual Systems. Boston: Cornell University, 1966.

GIBSON, J. J. Perception as a Function of Stimulation. In: Psychology: A Study of a Science, vol. I: Sensory, Perceptual, and Physiological Formulations (ed. por S. Koch). New York: McGraw-Hill, 1959.

GIBSON, J. J. The Perception of the Visual World. Boston: Houghton Mifflin, 1950.

GIBSON, J. J. Studying Perceptual Phenomena. Methods of Psychology (ed. por T. G. Andrews). New York: John Wiley, 1948.

Recebido: 01/05/2023 - Aceito: 10/07/2023 - Publicado: 13/11/2023

Publicado

13-11-2023

Número

Sección

Traducción

Cómo citar

REIS, Claudio Ricardo Martins dos. Tradução: Novas razões para o realismo. TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia, Marília, SP, v. 47, n. 3, p. e0240033, 2023. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/14531.. Acesso em: 21 nov. 2024.