SPINOZA

O SUJEITO OCULTO DAS DISPUTAS ENTRE ILUMINISTAS RADICAIS E MODERADOS NA FUNDAÇÃO DOS EUA

Autores

  • Francisco de GUIMARAENS

Palavras-chave:

Spinoza, Iluminismo, Constituição dos EUA

Resumo

Este trabalho analisa uma questão pouco explorada sobre o processo de formação da federação e da república dos EUA, ao final do século XVIII. Trata-se da presença de teses spinozanas nos debates que conduziram tal processo. Para demonstrar essa presença, o trabalho se valerá do cenário apresentado por Jonathan Israel, no qual se verifica uma divisão entre radicais e moderados, dentro do próprio iluminismo, e o protagonismo de Spinoza na formação do iluminismo radical.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco de GUIMARAENS

O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

Publicado

2018-05-23 — Atualizado em 2022-07-24

Como Citar

GUIMARAENS, F. de. (2022). SPINOZA: O SUJEITO OCULTO DAS DISPUTAS ENTRE ILUMINISTAS RADICAIS E MODERADOS NA FUNDAÇÃO DOS EUA. TRANS/FORM/AÇÃO: Revista De Filosofia Da Unesp, 41(1), 141–162. Recuperado de https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/7891

Edição

Seção

Artigos e Comentários