HORKHEIMER ENTRE MARX E SCHOPENHAUER

DO MATERIALISMO PESSIMISTA AO PESSIMISMO MATERIALISTA

Autores

  • Eder CORBANEZI

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0101-31732017000400007

Palavras-chave:

Horkheimer, Marx, Materialismo, Schopenhauer, Pessimismo

Resumo

Partindo de avaliações retrospectivas de Horkheimer sobre seu percurso intelectual, procuramos mostrar que tanto Schopenhauer quanto Marx constituem uma influência permanente na obra do fundador da teoria crítica: com efeito, a maior evidência de um dos dois autores em certo momento da trajetória de Horkheimer não implica o desaparecimento do outro, mas antes o pressupõe como fundamento, ainda que latente. É que, embora estabeleça uma interlocução com cada um deles considerado isoladamente, o determinante, a nosso ver, é a leitura conjugada que Horkheimer realiza de ambos: por incompatíveis que pareçam, as esperanças de racionalização e emancipação sociais inspiradas em Marx e o pessimismo de Schopenhauer relacionam-se intrinsecamente, donde resultam um materialismo necessariamente pessimista e um pessimismo necessariamente materialista. Pretendemos evidenciar, porém, que, em virtude do modo pelo qual Horkheimer dialoga com a tradição filosófica, bem como em razão de mudanças de configuração histórica e, por conseguinte, teórica, a relação entre o pessimismo de Schopenhauer e o anseio emancipatório animado por Marx assume aspectos diversos e nuançados no decurso de sua obra.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eder CORBANEZI

O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

Downloads

Publicado

2017-11-08

Como Citar

CORBANEZI, E. (2017). HORKHEIMER ENTRE MARX E SCHOPENHAUER: DO MATERIALISMO PESSIMISTA AO PESSIMISMO MATERIALISTA. TRANS/FORM/AÇÃO: Revista De Filosofia, 40(4), 111–132. https://doi.org/10.1590/S0101-31732017000400007

Edição

Seção

Artigos e Comentários