O CARÁTER HISTÓRICO-SOCIAL DO CONHECIMENTO NO PENSAMENTO DE MARX

Autores

  • Reginaldo Aliçandro BORDIN

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0101-31732017000300009

Palavras-chave:

Ciência, Conhecimento, Marxismo

Resumo

Este texto tem por objetivo discutir a teoria do conhecimento em Marx e em Engels, além de pontuar os estudos que realizaram sobre a ciência. Esses pensadores do século XIX não se destacaram por elaborar reflexões filosóficas sobre o tema, tal como os modernos fizeram; para compreender o momento histórico deles, caracterizado pela produção capitalista, as preocupações orientavam-se para revisar as filosofias idealistas, considerando-as ideológicas e insuficientes para pensar o que entendiam por realidade material, social. Em contraposição, elaboraram um novo pressuposto teórico pelo qual procuravam explicitar a articulação entre as forças produtivas, concebendo-as como base sob as quais se engendram as relações sociais e as ideias a elas correspondentes, bem como as lutas históricas travadas no interior da mesma sociedade. Compreenderam que o conhecimento e a ciência estão articulados com as bases materiais da produção e que cabe a eles explicar as relações. Esse modo de entender a sociedade de seu tempo mostra-se original, o que justifica estudos que tendem a buscar neles referências teóricas para explicitar as contradições atuais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Reginaldo Aliçandro BORDIN

O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

Downloads

Publicado

2017-08-15

Como Citar

BORDIN, R. A. (2017). O CARÁTER HISTÓRICO-SOCIAL DO CONHECIMENTO NO PENSAMENTO DE MARX. TRANS/FORM/AÇÃO: Revista De Filosofia, 40(3), 157–174. https://doi.org/10.1590/S0101-31732017000300009

Edição

Seção

Artigos e Comentários