Drones, imagem-tempo e o fim do poder soberano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/0101-3173.2020.v43n1.12.p213

Palavras-chave:

drones, cinema, guerra, soberania.

Resumo

O artigo trata da especificidade de um dos produtos tecnológicos de vigilância e de ataque aéreos mais importantes em uso atualmente, os drones, mostrando em que sentido essa nova tecnologia traça um marco decisivo na evolução do domínio dos ares e, portanto, como sugere Carl Schmitt, na transformação do campo teológico-político das sociedades contemporâneas. A imanência radical do campo político proposta pelo liberalismo, diagnosticada por Schmitt, terá nos drones um de seus instrumentos mais exemplares. Para caracterizar a especificidade dos drones frente a outros aparelhos visuais e aéreos de guerra, será proposta uma aproximação com o conceito de imagem-tempo de Gilles Deleuze, de tal modo a determinar essa sua singularidade a partir das propriedades intrínsecas da imagem gerada. A principal característica da imagem-tempo deleuziana a ser integrada à análise dos drones será seu aspecto tátil. Nesse momento, a aproximação dos livros de Deleuze sobre o cinema com sua obra escrita com Félix Guattari (especialmente O anti-Édipo) será essencial para determinar a dimensão política da imagem-drone.

Recebido: 14/06/2017
Aceito: 29/11/2018

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ulysses Pinheiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Departamento de Filosofia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Referências

BARTHES, Roland. Diderot, Brecht, Eisenstein. In: BARTHES, Roland. O óbvio e o obtuso. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990. p. 85-92.

BERGSON, Henri. Matière e mémoire. In: BERGSON, Henri. Œuvres complètes. Paris: Presses Universitaires de France, 1959. p. 161-382.

BERKELEY, George. An essay towards a New Theory of Vision. In: BERKELEY, George. The Works of George Berkeley. London: Nelson, 1948-57.

BOGUE, Ronald. Deleuze on Cinema. New York, London: Routledge, 2003.

BROOKES, Andrew. Art of the Redemption: Christ of St John of the Cross by Salvador Dali. The Dominican Friars, England, 17 maio 2011. Disponível em: http://english.op.org/godzdogz/art-of-the-redemption-4-christ-of-st-john-of-the-cross-by-salvador-dali. Acesso em: 07 abr. 2017.

CHAMAYOU, Grégoire. Théorie du drone Paris: La Fabrique Éditions, 2013.

CHAMAYOU, Grégoire. A Theory of the Drone. Tradução de Janet Lloyd. New York: The New Press, 2015.

DELEUZE, Gilles. L’image-mouvement. Paris: Les Éditions de Minuit, 1984.

DELEUZE, Gilles. L’image-temps. Paris: Les Éditions de Minuit, 1985.

DELEUZE, Gilles. A imagem-movimento. Tradução de Stella Senra. São Paulo: Brasiliense, 1990a.

DELEUZE, Gilles. A imagem-tempo. Tradução de Eloisa de Araujo Ribeiro. São Paulo: Brasiliense, 1990b.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Capitalisme et schizophrénie 1: L’anti-Œdipe. Paris: Les Éditions de Minuit, 1973.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Capitalisme et schizophrénie 2: Mille plateaux. Paris: Les Éditions de Minuit, 1980.

DERRIDA, Jacques. Mémoires d'aveugle. L'autoportrait et autres ruines. Paris: Éditions de la Réunion des musées nationaux, 1990.

DERRIDA, Jacques. Memórias de cego. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 2010.

DESCHARNES, Robert. Dalí. New York: Harry N. Abrams, 2003.

FRANCO DE SÁ, Alexandre. O conceito de teologia política no pensamento de Carl Schmitt e o decisionismo como ficção jurídica. Covilhã: LusoSofia, 2009.

HUYSSEN, Andreas. Present Pasts: Media, Politics, Amnesia. Public Culture, Nova York, v. 12, n. 1, p. 21-38, 2000.

NOYS, Benjamin. Drone Metaphysics. Culture Machine, Mumbai, v. 16, p. 1-22, 2015. Disponível em: www.culturemachine.net. Acesso em: 07 abr. 2017

PATTON, Paul. Deleuze and the Political. New York: Routledge, 2000.

SCHMITT, Carl. Political Theology II. The Myth of the Closure of Any Political Theology. Tradução de Michael Hoelzl e Graham Ward. Malden: Polity Press, 1970.

SCHMITT, Carl. Politische Theologie. Vier Kapitel zur Lehre von der Souveränität. Achte Auflage. Berlin: Duncker & Humblot, 2004.

SCHMITT, Carl. O nomos da Terra no direito das gentes do jus publicum europæum. Tradução de Alexandre Franco de Sá [et al.]. Rio de Janeiro: Contraponto; Editora PUC-Rio, 2014.

VERTOV, Dziga. Articles, Journaux, Projets. Traduction et notes par Sylviane Mossé et Andrée Robel. Paris: Union générale d'éditions, 1972.

VIRILIO, P. Guerre et cinéma. Paris: Cahiers du Cinéma; Éditions de l'Étoile, 1984.

VIRILIO, P. War and Cinema: The Logistics of Perception. Trans. P. Camiller. London: Verso, 1989.

ZOURABICHVILI, François. The Eye of Montage: Dziga Vertov and Bergsonian Materialism. In: ZOURABICHVILI, François. The Brain is the Screen. Deleuze and the Philosophy of Cinema. Editado por Gregory Flaxman. Minneapolis, London: University of Minnesota Press, 2000. p. 141-152.

Recebido: 14/06/2017 - Aceito: 29/11/2018

Publicado

30-03-2020 — Atualizado em 13-07-2022

Edição

Seção

Artigos e Comentários

Como Citar

PINHEIRO, Ulysses. Drones, imagem-tempo e o fim do poder soberano. Trans/Form/Ação, Marília, SP, v. 43, n. 1, p. 213–244, 2022. DOI: 10.1590/0101-3173.2020.v43n1.12.p213. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/7007.. Acesso em: 21 nov. 2024.