O CONCEITO DE IMITAÇÃO NO JOVEM FRIEDRICH SCHLEGEL

Autores

  • SÍLVIA FAUSTINO

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0101-31732016000500003

Palavras-chave:

Friedrich Schlegel, Imitação, Poesia, Modernidade

Resumo

Tomando por base o ensaio Über das Studium der griechschen Poesie (Sobre o estudo da poesia grega), este trabalho tem por objetivo investigar o conceito de imitação no pensamento do jovem Friedrich Schlegel. Além de explicitar dois usos distintos do conceito – que aparece ora como imitação do real, ora como imitação dos antigos – pretende-se identificar oscilações e tensões terminológicas que possam esclarecer a postura filosófica do autor, frente à profunda crise de legitimidade, que, naquela época, atinge a concepção da arte como imitação da natureza. É intenção mostrar que, embora reconheça os aspectos negativos que a má aplicação do modelo clássico provoca na produção e na teoria da arte moderna, Schlegel também propõe um sentido positivo, à luz do qual a imitação pode ser harmonizada com os princípios filosóficos basilares de uma estética idealista de feição kantiana.

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Biografia do Autor

  • SÍLVIA FAUSTINO

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Publicado

17-01-2017 — Atualizado em 22-02-2023

Edição

Seção

Artigos e Comentários

Como Citar

FAUSTINO, SÍLVIA. O CONCEITO DE IMITAÇÃO NO JOVEM FRIEDRICH SCHLEGEL. Trans/Form/Ação, Marília, SP, v. 39, n. Special Issue, p. 23–36, 2023. DOI: 10.1590/S0101-31732016000500003. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/6589.. Acesso em: 5 dez. 2024.