UM ARGUMENTO A FAVOR DA EXISTÊNCIA DE DEUS FORMULADO POR PIERRE DUHEM

Autores

  • Fábio Rodrigo LEITE

Palavras-chave:

História, Teorias físicas, Estática, Desígnio, Deus.

Resumo

O objetivo deste artigo é examinar o que entendemos ser uma prova original da existência de Deus na obra de Pierre Duhem. Cremos que a originalidade dessa prova consiste especialmente nas premissas usadas pelo filósofo. Quanto à forma, a mesma assemelha-se ao conhecido argumento do desígnio, mas a sua versão se caracteriza por buscar na história das teorias físicas a matéria da qual a existência de uma Providência é derivada. É a complexa evolução das teorias e, a despeito dela, a sua espantosa progressividade em direção a estágios sempre mais perfeitos que servem de premissa para a via duhemiana de acesso a Deus. Tudo se passa como se houvesse uma suposta pré-ordenação divina do curso das teorias, uma finalidade intrínseca a ele.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio Rodrigo LEITE

O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

Publicado

30-09-2016 — Atualizado em 25-02-2023

Como Citar

LEITE, F. R. (2023). UM ARGUMENTO A FAVOR DA EXISTÊNCIA DE DEUS FORMULADO POR PIERRE DUHEM. TRANS/FORM/AÇÃO: Revista De Filosofia Da Unesp, 39(4). Recuperado de https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/6311

Edição

Seção

Artigos e Comentários