Pluralidade e diálogo inter-religioso

possibilidades e limites das atuais abordagens pluralistas

Autores

  • Marciano Adilio Spica Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO - PR.

Palavras-chave:

diversidade, religião, filosofia, Hick, Harrison

Resumo

A questão que move este trabalho é a seguinte: é possível justificar e fomentar o diálogo inter-religioso através das abordagens pluralistas atuais? Pretendemos fazer uma análise de duas teorias pluralistas, mostrando suas vantagens e limites para justificar e fomentar o diálogo inter-religioso. Num primeiro momento farei uma breve introdução e contextualização dos problemas filosóficos gerados pela diversidade religiosa. Feito isso, passarei a apresentar e discutir duas teorias pluralistas atuais. Apresentarei primeiramente a teoria pluralista de John Hick, o qual possui uma proposta de justificação do pluralismo religioso que tem como ponto central a distinção, emprestada de Kant, entre a realidade fenomênica e a realidade numênica ou entre fenômeno e coisa em si. É daí que seu pluralismo pode ser chamado de pluralismo transcendental. Mostrarei e discutirei os principais conceitos, alcances e limites desta teoria. Após isso, farei o mesmo com a teoria de Victoria Harrison, conhecida como pluralismo internalista que parte de uma adaptação do realismo interno de Putnam ao âmbito da diversidade religiosa. Por fim, farei uma avaliação comparativa das duas teorias analisando as possibilidades e limites dessas teorias no que se refere ao diálogo inter-religioso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marciano Adilio Spica, Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO - PR.

Professor Adjunto do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO - Guarapuava, Paraná.

Publicado

30-12-2019 — Atualizado em 13-02-2023

Como Citar

Spica, M. A. (2023). Pluralidade e diálogo inter-religioso: possibilidades e limites das atuais abordagens pluralistas. TRANS/FORM/AÇÃO: Revista De Filosofia Da Unesp, 41(4), 135–154. Recuperado de https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/6270

Edição

Seção

Artigos e Comentários