DA PSICOLOGIA À QUESTÃO DA “MORTE DO HOMEM” EM MICHEL FOUCAULT

Autores

  • Marcio Luiz MIOTTO

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0101-31732016000200007

Palavras-chave:

Michel Foucault, Ciências humanas, Arqueologia, Modernidade, Filosofia contemporânea, Psicologia.

Resumo

O presente artigo pretende problematizar, preliminarmente, o “problema antropológico” segundo a arqueologia de Michel Foucault. Partindo de teses populares da Psicologia, em particular, e das ciências humanas, em geral, sobre o “Homem” (seu caráter historicamente privilegiado e sua objetividade intemporal), este texto primeiramente correlaciona essas teses com as problemáticas dos textos foucaultianos dos anos 1950, a Introdução a Sonho e Existência e Maladie Mentale et Personnalité (cada qual encarregado de oferecer um projeto de fundação sobre o Homem), para então mostrar como os textos “arqueológicos” do autor se configuram como respostas iniciais às questões dos textos de 1954, já começando pelos textos publicados em 1957. Os exemplares privilegiados são História da Loucura e As Palavras e as Coisas: após circunscrever aspectos singulares de cada argumentação, o artigo pretende explorar em que sentido os textos se reúnem sob a questão mais geral de uma crítica arqueológica à questão antropológica dos “saberes” modernos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcio Luiz MIOTTO

O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

Downloads

Publicado

2016-06-03

Como Citar

MIOTTO, M. L. (2016). DA PSICOLOGIA À QUESTÃO DA “MORTE DO HOMEM” EM MICHEL FOUCAULT. TRANS/FORM/AÇÃO: Revista De Filosofia, 39(02). https://doi.org/10.1590/S0101-31732016000200007

Edição

Seção

Artigos e Comentários