A OBRA CIENTÍFICA DE LEONARDO DA VINCI

CONTROVÉRSIAS NA HISTORIOGRAFIA DA CIÊNCIA

Autores

  • Amélia de Jesus OLIVEIRA

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0101-31732016000200004

Palavras-chave:

Leonardo da Vinci, Ciência moderna. Renascença, Continuísmo

Resumo

Os intérpretes dos manuscritos de Leonardo da Vinci partilham dos mesmos sentimentos de espanto e de fascínio quando examinam sua contribuição para a ciência moderna. Podemos, contudo, perceber uma constante tentativa em prol de uma revisão histórica acerca do papel desempenhado por Leonardo. Observando a história dessas revisões, é possível detectar aspectos significativos das perspectivas históricas e historiográficas dos envolvidos nessa discussão. É o que pretendemos fazer neste trabalho, focando a controvérsia entre Duhem, por um lado, e Sarton, Koyré e Rossi, por outro. Ao fazer isso, buscamos discutir alguns traços que marcam a distinção entre uma historiografia mais antiga e a nova historiografia da ciência, tal como exposta por Thomas Kuhn.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Amélia de Jesus OLIVEIRA

    O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

    E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

Publicado

03-06-2016 — Atualizado em 28-02-2023

Edição

Seção

Artigos e Comentários

Como Citar

A OBRA CIENTÍFICA DE LEONARDO DA VINCI: CONTROVÉRSIAS NA HISTORIOGRAFIA DA CIÊNCIA. (2023). Trans/Form/Ação, 39(02). https://doi.org/10.1590/S0101-31732016000200004