Questão ambiental e coletivo de pensamento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/0101-3173.2019.v42n2.11.p213

Palavras-chave:

Coletivo de pensamento, Questão ambiental, Processo de conhecimento, Estilo de pensamento, Teoria fleckiana

Resumo

Para ampliar a compreensão das problemáticas ambientais atuais, este texto reúne as análises interpretativas de dois documentos, os quais, por possuírem perspectivas distintas, contribuem significativamente com o estudo da teoria fleckiana. São dois coletivos de pensamento desenvolvendo práticas científicas com intencionalidades advindas das opções teóricas e políticas, configurando um processo dinâmico de produção de conhecimento. A essência de cada um desses coletivos de pensamento consiste na ampliação e na disseminação da ideia transpessoal, por ela não pertencer, de forma exclusiva, a nenhum dos componentes do coletivo. Propiciar a troca constante de concepções interna e externamente impulsiona o conhecimento científico, cuja evolução depende do processo coletivo em que o pensamento se desenvolve por vínculos e interferências engendradas pelo condicionamento social.

Recebido: 19/02/2016
Aceito: 17/04/2018

Biografia do Autor

  • Munir Jorge Felicio, UNIVERSIDADE DO OESTE PAULILSTA

    Pesquisador credenciado na Cátedra UNESCO Educação do Campo e Desenvolvimento Territorial, Instituto de Políticas Públicas e Relações Institucionais (IPPRI), Universidade Estadual Paulista (Unesp), São Paulo, SP – Brasil. https://orcid.org/0000-0003-4725-3788 E-mail: munirjfelicio@gmail.com
    Doutor em Geografia e mestre em Educação. Membro do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Projetos de Reforma Agrária (NERA), Departamento de Geografia, Unesp - FCT - Campus de Presidente Prudente, SP.

Publicado

22-06-2019 — Atualizado em 22-07-2022

Edição

Seção

Artigos e Comentários

Como Citar

Questão ambiental e coletivo de pensamento. (2022). Trans/Form/Ação, 42(2), 213-234. https://doi.org/10.1590/0101-3173.2019.v42n2.11.p213