PÓS-MODERNISMO

ENTRE A CRÍTICA E A IDEOLOGIA

Autores

  • Gustavo Moura de Cavalcanti MELLO

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0101-317320160001000011

Palavras-chave:

Pós-modernidade. Pós-modernismo. Ideologia. Marxismo. Capitalismo contemporâneo.

Resumo

O objeto deste artigo é a noção de pós-modernismo, em torno da qual se travou um amplo debate que, num passado recente, alcançou grande projeção, e arrefeceu de modo algo abrupto. Buscaremos demonstrar que uma consideração crítica acerca do referido debate amplia nossa compreensão a propósito do capitalismo contemporâneo e, nesse sentido, por um lado, será realizado um esforço de apreensão conceitual, com o intuito de fixar as principais determinações (e indeterminações) do pós-modernismo. Por outro lado, tentaremos ancorar historicamente o debate sobre o pós-modernismo, localizando certas articulações entre o desenvolvimento teórico e o processo histórico que lhe é subjacente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gustavo Moura de Cavalcanti MELLO

O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

Downloads

Publicado

2016-02-16

Como Citar

MELLO, G. M. de C. (2016). PÓS-MODERNISMO: ENTRE A CRÍTICA E A IDEOLOGIA. TRANS/FORM/AÇÃO: Revista De Filosofia, 39(01). https://doi.org/10.1590/S0101-317320160001000011

Edição

Seção

Artigos e Comentários