A INTELIGÊNCIA DOS FUTUROS CONTINGENTES

INTERROGANDO G. W. LEIBNIZ SOBRE DEUS E A VERDADE

Autores

  • Paulo Renato JESUS

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0101-31732016000100002

Palavras-chave:

Leibniz. Futuros contingentes. Teodiceia. Temporalidade.

Resumo

A presente investigação questiona a essência teo-lógica dos futuros contingentes. Para o efeito, analisa-se, primeiramente, a argumentação segundo a qual, sob certas condições lógicas, teológicas, ontológicas e cosmológicas antinecessitantes, detetadas por G. W. Leibniz (conciliando a posição de St. Agostinho com a de L. Molina e W. Ockham), a abertura contingente do futuro parece ser compatível com o regime das “verdades contingentes pré-determinadas”, regime enquadrado teologicamente pelo princípio do “futuro melhor” ou do “único futuro verdadeiro”. No entanto, os futuros contingentes incitam, com e contra Aristóteles, ao desenvolvimento de uma lógica temporal e plurivalente, ao modo de J. Lukasiewicz ou A. Prior. Essa lógica garante a abertura do futuro sem o oneroso custo metafísico da adesão a uma teo-lógica omnideterminante. A crítica do determinismo lógico, daí resultante, afigura-se mais coadunável com as condições pós-metafísicas inerentes à episteme agnóstica contemporânea, mas, nesse caso, a abertura do futuro implicaria uma profunda redefinição das próprias ideias e funções de “Deus”, “matéria”, “história” e “verdade”.

Biografia do Autor

  • Paulo Renato JESUS

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Publicado

16-02-2016

Edição

Seção

Artigos e Comentários

Como Citar

A INTELIGÊNCIA DOS FUTUROS CONTINGENTES: INTERROGANDO G. W. LEIBNIZ SOBRE DEUS E A VERDADE. (2016). Trans/Form/Ação, 39(01). https://doi.org/10.1590/S0101-31732016000100002