FORMA NARRATIVA, DIÁLOGO E FILOSOFIA: A INATUALIDADE E O PRESENTE EM SCHELLING

Autores

  • Anderson Gonçalves da SILVA

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0101-31732015000300005

Palavras-chave:

Inatualidade. Presente. Narração. Diálogo.

Resumo

Não é incomum que se tome o diálogo de Schelling conhecido como Clara por um estoque de proposições filosóficas, do qual se arrancam aquelas mais apropriadas para a tese que se queira
sustentar. Procuramos nos afastar desse tipo de procedimento. Tomando seriamente seu tratamento literário, trata-se antes de investigar esse diálogo, apreendendo-o como um modelo, ensaiado pelo filósofo, para uma crítica do presente. Para tanto, analisamos a oscilação entre diálogo e narrativa, de modo a compreender sua composição e princípio formal, o que acarreta uma reflexão, interna à obra, sobre o tempo histórico, o qual se apresenta numa dialética entre inatualidade e presente.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Anderson Gonçalves da SILVA

    O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

    E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

Publicado

30-09-2015

Edição

Seção

Artigos e Comentários

Como Citar

SILVA, Anderson Gonçalves da. “FORMA NARRATIVA, DIÁLOGO E FILOSOFIA: A INATUALIDADE E O PRESENTE EM SCHELLING”. Trans/Form/Ação, vol. 38, nº 03, setembro de 2015, https://doi.org/10.1590/S0101-31732015000300005.