MAQUIAVEL VERSUS ROUSSEAU

AS DIVISÕES SOCIAIS E SEU PAPEL EM UMA REPÚBLICA BEM-ORDENADA

Autores

  • Renato MOSCATELI

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0101-317320150004000011

Palavras-chave:

Maquiavel. Rousseau. República. Conflitos políticos.

Resumo

As relações de conflito entre os grupos sociais constituem um tópico relevante para a filosofia política, e as maneiras distintas como elas são interpretadas dependem de uma visão mais ampla sobre as condições apropriadas a um Estado bem-ordenado. Maquiavel, por exemplo, ao refletir sobre o caso da Roma Antiga, procurou refutar aqueles que condenavam os tumultos entre os nobres e a plebe da cidade, como se eles tivessem provocado apenas males à república. Para o autor, tais tumultos estavam entre as principais causas da liberdade romana, visto que a diferença nos “humores” dos grandes e do povo resultou em embates que deram origem às leis favoráveis à liberdade. Rousseau, por sua vez, descreveu a existência de “associações particulares” dentro da sociedade civil como algo potencialmente nocivo à harmonia da república, pois cada uma delas contém um interesse particular passível de se sobrepor ao bem comum, nas deliberações públicas, prejudicando o prevalecimento da vontade geral. Ainda para o genebrino, a ocorrência de longos debates e de tumultos nas assembleias populares poderia ser um sinal de divisões internas capazes de ocasionar a ruína do Estado. Frente a essas duas maneiras de conceber o papel político dos conflitos sociais, o objetivo deste trabalho é realizar uma análise comparativa das ideias de Maquiavel e de Rousseau.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Renato MOSCATELI

    O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

    E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

Publicado

22-09-2015

Edição

Seção

Artigos e Comentários

Como Citar

MOSCATELI, Renato. MAQUIAVEL VERSUS ROUSSEAU: AS DIVISÕES SOCIAIS E SEU PAPEL EM UMA REPÚBLICA BEM-ORDENADA. Trans/Form/Ação, Marília, SP, v. 38, n. Special Issue, 2015. DOI: 10.1590/S0101-317320150004000011. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/5381.. Acesso em: 22 nov. 2024.