ROUSSEAU E A ORDEM DA FESTA

Autores

  • Luc VINCENTI

Palavras-chave:

Festa. Representação. Amor de si. Amor-próprio.

Resumo

Longe de ser uma simples inversão de valores ou transbordamento pulsional, a festa, por sua natureza coletiva e sua relação com a política, é, antes de tudo, uma cerimônia. Porque as pessoas se entregam ao espetáculo, a festa é, para Rousseau, a oportunidade de expressar a legitimidade política profunda que se enraiza, ao lado da liberdade envolvida no contrato, na unidade da natureza humana e de toda a natureza como ordem do mundo. Assim, a ordem está presente na festa, mesmo como ordem política e social. Mas não está lá para ser respeitada em si mesma, ela não é mais do que um símbolo ou um veículo da ordem do mundo, à qual todos podem, na festa, se conectar. Portanto, existe o contentamento, e contentamento comum, em transportar-se, cada um, para o autor do seu ser, por meio de e na evidência coletiva do amor de si plenamente satisfeito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luc VINCENTI

O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

Publicado

22-09-2015

Como Citar

VINCENTI, L. (2015). ROUSSEAU E A ORDEM DA FESTA. TRANS/FORM/AÇÃO: Revista De Filosofia Da Unesp, 38(Special Issue). Recuperado de https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/5374

Edição

Seção

Artigos e Comentários