A conquista da felicidade via Filosofia: o exemplo de Boécio

Autores

  • Idalgo José SANGALLI

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0101-31732014000300008

Palavras-chave:

Ética. Felicidade. Bem supremo. Destino. Falsos bens.

Resumo

A análise visa a uma reflexão sobre ética e educação na obra De consolatione philosophiae, de Boécio. A partir da posição e atitude filosófica e de uma breve exposição geral do trabalho, procurase compreender o processo boeciano de busca da felicidade, exposto no Livro III. No diálogo entre a Filosofia e Boécio, é retomada a ideia de que todos os homens desejam alcançar o bem final identificado como felicidade. Perdidos na multiplicidade fragmentada dos bens exteriores das paixões, os homens devem procurar, pelo caminho da filosofia e sem apelo à religião, o bem único e verdadeiro: Deus. A reflexão mostra o itinerário da vida humana e a necessidade de cada pessoa em “aprender a viver” uma vida ética, libertando-se das paixões do corpo que adoecem a alma.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Idalgo José SANGALLI

O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

Downloads

Publicado

2014-11-24

Como Citar

SANGALLI, I. J. (2014). A conquista da felicidade via Filosofia: o exemplo de Boécio. TRANS/FORM/AÇÃO: Revista De Filosofia, 37(03). https://doi.org/10.1590/S0101-31732014000300008

Edição

Seção

Artigos e Comentários