A integração do conceito confucionista pré-Qin de retidão e lucro na teoria da educação primária

Autores

  • Da Deng Chengdu University
  • Chunshan Deng Chengdu University

DOI:

https://doi.org/10.1590/0101-3173.2024.v47.n6.e02400314

Palavras-chave:

Retidão, Lucro, Confucionismo, Educação primária, Cultura tradicional, Filosofia antiga, Filósofo. Ensino

Resumo

O componente atual de educação moral nas escolas primárias enfrenta desafios significativos. O comportamento cotidiano de muitos alunos do Ensino Fundamental parece excessivamente egocêntrico e pragmático, potencialmente impactando negativamente seu crescimento futuro e desenvolvimento de caráter. Isso pode influenciar ainda mais a atmosfera social, nas próximas décadas. Assim, resumir e refletir sobre teorias e métodos na educação primária, alterar abordagens de ensino e melhorar a qualidade da educação moral são questões cruciais. A transformação na educação requer uma teoria filosófica fundamental. Esta pesquisa sugere que extrair do conceito de "retidão e lucro", enraizado no confucionismo pré-Qin, é uma referência valiosa. A perspectiva confucionista pré-Qin sobre retidão e lucro está no cerne do pensamento confucionista pré-Qin e influiu profundamente na história chinesa, por milênios. Sua contemplação sobre "retidão" e "lucro" continua a ter um impacto de longo alcance, nos tempos contemporâneos. Para fornecer uma base filosófica à teoria da educação primária, examina-se a essência do conceito confucionista pré-Qin de "retidão e lucro". Além disso, traçar seu desenvolvimento histórico fornece insights para essa transformação. Em termos de teorias educacionais atuais, a revisão concentra-se em teorias centradas no ser humano na educação primária. Finalmente, é feita uma proposta para integrar o conceito confucionista pré-Qin de "retidão e lucro" com teorias centradas no ser humano, na educação primária, acompanhadas por estratégias de ensino correspondentes. De acordo com as descobertas desta pesquisa, os conceitos de retidão e lucro eram mutuamente exclusivos, completamente, em seus estágios iniciais. No entanto, durante a evolução de várias dinastias, os dois conceitos gradualmente ganharam elementos de apoio mútuo. Esta investigação visa a sugerir melhorias para o nível de educação moral, no ensino primário atual, e promover a herança da cultura tradicional chinesa, por meio da integração da visão confucionista pré-Qin de retidão e lucro e da teoria da educação primária orientada para as pessoas.

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Biografia do Autor

  • Da Deng, Chengdu University

    College of Teachers, Chengdu University, Chengdu 610106 – China. ORCID: https://orcid.org/0009-0008-9155-0943.

  • Chunshan Deng, Chengdu University

    College of Teachers, Chengdu University, Chengdu 610106 – China. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3412-9489.

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Submission: 20/07/2024 – Decision: 28/08/2024 - Revision: 15/09/2024 – Publication: 28/10/2024

Publicado

28-10-2024

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

DENG, Da; DENG, Chunshan. A integração do conceito confucionista pré-Qin de retidão e lucro na teoria da educação primária. Trans/Form/Ação, Marília, SP, v. 47, n. 6, p. e02400314, 2024. DOI: 10.1590/0101-3173.2024.v47.n6.e02400314. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/16346.. Acesso em: 24 nov. 2024.