Símbolos, imagens, imaginação e memória: elementos para uma epistemologia jonasiana

Autores

  • Michelle Bobsin Duarte UFRRJ

DOI:

https://doi.org/10.1590/0101-3173.2024.v47.n2.e02400118

Palavras-chave:

Hans Jonas, Epistemologia, Homo Pictor

Resumo

Este trabalho tem como objetivo contribuir para a reflexão sobre os elementos epistemológicos presentes na filosofia de Hans Jonas. A chave interpretativa fornecida pelo autor, com a noção de Homo Pictor e a importância das imagens, dos símbolos, da imaginação e da memória, na evolução da liberdade humana, no âmbito da vida, que resultou no ser humano atual, proporciona um campo fecundo para a exploração dos atributos dos sujeitos epistêmicos apontados pelo filósofo. Nesse sentido, propõe-se uma leitura que considera os possíveis elementos de uma teoria do conhecimento de Jonas, a partir dos textos “Image Making and the Freedom of Man” (1966), com destaque ao apêndice do ensaio, intitulado “On the Origins of the Experience of Truth” e do texto “Tool, Image, and Grave” (1986).

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Biografia do Autor

  • Michelle Bobsin Duarte, UFRRJ

    Professora colaboradora e bolsista de pós-doutorado CAPES no Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Seropédica, RJ – Brasil. ORCID: https://orcid.org/my-orcid?orcid=0000-0002-8210-7498.

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Recebido: 02/10/2023 - Aceito: 31/10/2023 - Publicado: 20/03/2024

Publicado

13-03-2024

Como Citar

BOBSIN DUARTE, Michelle. Símbolos, imagens, imaginação e memória: elementos para uma epistemologia jonasiana. Trans/Form/Ação, Marília, SP, v. 47, n. 2, p. e02400118, 2024. DOI: 10.1590/0101-3173.2024.v47.n2.e02400118. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/15185.. Acesso em: 12 nov. 2024.