Resolvendo a relação entre o desempenho do figurino e o corpo a partir da perspectiva da filosofia do corpo

Autores

Palavras-chave:

Desempenho do traje, Expressão Corporal, Filosofia Corporal, Arte e Estética

Resumo

O setor de vestuário trouxe novas chances de desenvolvimento ao mercado, como resultado do avanço da sociedade e da expansão da cultura e da arte. Além de ter alto valor decorativo, como sua extensão e ampliação, o desempenho do vestuário também pode existir, independentemente, como uma arte. No entanto, ao moldar a imagem artística do desempenho do vestuário, o foco principal concentra-se na apresentação de imagens externas, sem a expressão das características rítmicas e conotativas dos movimentos corporais, o que não apenas enfraquece o efeito visual do desempenho, mas também afeta sua integridade e continuidade. Portanto, compreender a relação entre o desempenho do vestuário e o corpo e promover sua integração e penetração mútuas são de grande valor e importância, para o desenvolvimento atual da arte visual. A filosofia do corpo é uma disciplina filosófica que explora o corpo e as experiências corporais. Ela preocupa-se com a maneira como o corpo percebe e existe. Isso pode encorajar atores e figurinistas a considerarem como as roupas moldam e comunicam a identidade social e pessoal, além de observarem como a performance do figurino pode explorar a diversidade e a mudança de identidade. O presente artigo explica a relação entre o corpo e a estética, com base na história do desenvolvimento, na função e no valor do desempenho das roupas, combinados com a teoria da filosofia do corpo, a fim de estudar mais profundamente a relação entre o desempenho do vestuário e o corpo, de sorte a aumentar a eficácia do desempenho do vestuário. Do ponto de vista da filosofia do corpo, trata-se de um fator indispensável no desempenho do figurino. Este, por sua vez, pode alcançar a expressão artística do corpo, sendo que ambos interagem e se promovem. A íntima relação entre os dois tem importância significativa para o alcance de níveis mais elevados de representação visual, no desenvolvimento das atividades estéticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Xiaona Xie, Guangzhou Sport University

Sport Art College of GZSU, Guangzhou Sport University, Guangdong, 510500 - China, Orcid: https://orcid.org/0009-0001-9491-8458.

Zhibin Ge, Guangzhou Sport University

Sport Art College of GZSU, Guangzhou Sport University, Guangdong, 510500 - China, Orcid: https://orcid.org/0009-0002-1178-3023.

Referências

ADORNO, T. W. Aesthetic Theory. London and New York: Continuum, 1997.

ARRINGTON, D. W. Costume in Performance: Materiality, Culture, and the Body. Fashion, Style, & Popular Culture, v. 6, n. 1, p. 123-126, 2019.

BARBIERI, D.; GREER, C. The scenographic, costumed chorus, agency and the performance of matter: A new materialist approach to costume. International Journal of Fashion Studies, v. 6, n. 2, p. 143-162, 2019.

BEHUNIAK, J. Slingerland, Edward, Mind and Body in Early China: Beyond Orientalism and the Myth of Holism. Dao: A Journal of Comparative Philosophy, v. 18, n. 2, p. 305-312, 2019.

BERNARD, A. Textes clés de philosophie du corps. Expérience, interactions et écologie corporelle. Paris: Vrin, 2010.

BUGG, J. Emotion and Memory: Clothing the Body as Performance. In: ANDERSON, A.; PANTOUVAKI, S. (ed.). Presence and Absence: The Performing Body. Leiden and Boston: Brill, 2019. p. 29-52.

DUGGAN, G. G. The greatest show on earth: A look at contemporary fashion shows and their relationship to performance art. Fashion Theory, v. 5, n. 3, p. 243-270, 2001.

EVANS, C. Jean Patou's American mannequins: early fashion shows and modernism. Modernism/modernity, v. 15, n. 2, p. 243-263, 2008.

FANG, Y. M. The possibility, limits and enlightenment of Richard Schuster's dialogue with Confucian body aesthetics. Journal of Hebei Normal University: Philosophy and Social Sciences Edition, v. 41, n. 3, p. 95-101, 2018.

GEORGE, V. Histoire de la beauté. Paris: Seuil, 2004a.

GEORGE, V. Le corps et l’art d’embellir de la renaissance à nos jours. Paris: Seuil, 2004b.

GREW, R. Interplays of body and costume. Studies in Costume & Performance, v. 4, n. 2, p. 153-157, 2019.

GUO, H. Y. The history of Chinese costume performance in the early days of reform and opening up (1979-1989). Clothing Guide, v. 9, n. 1, p. 33-40, 2020.

HANSON, K. Dressing down Dressing up – The Philosophic Fear of Fashion. Hypatia, v. 5. n. 2, p. 107-121, 1990.

HARVEY, A. D. Art and Design. Critical survey, v. 29, n. 1, p. 133-137, 2017.

HU, Z. H. The vicissitudes of the body and the construction of body aesthetics - An interpretation of Wang Xiaohua's Body Image in Western Aesthetics. Journal of Mianyang Normal University, v. 35, n. 7, p. 153-155, 2016.

IMPARATO, J. Relations between body and clothing in performance: Costume as an activator of bodily actions. Studies in Costume & Performance, v. 6, n. 2, p. 171-184, 2021.

KELL, R. The Progress of Art. Critical survey, v. 19, n. 2, p. 125, 2007.

KIM, D. J.; SEUNGHEE, L. A study of consumer perception on fashion show using big data analysis. Journal of Fashion Business, v. 23, n. 3, p. 85-100, 2019.

KOSZEWSKA, M. Circular economy—Challenges for the textile and clothing industry. Autex Research Journal, v. 18, n. 4, p. 337-347, 2018.

KUEHN, M. Immanuel Kant. The Routledge Companion to Eighteenth Century Philosophy. London: Routledge, 2014. p. 812-820.

LI, J. H. The paradigm shift in the study of body philosophy. Ideological front, v. 41, n. 1, p. 136, 2015.

LI, J. Y. Existence, Ethics, Identity-on the body Narrative in Philip Roth's creation. Contemporary Foreign Language Studies, v. 15, n. 6, p. 56, 2015.

LINFANTE, V.; CHIARA, P. Space, time and catwalks: fashion shows as a multilayered communication channel. ZoneModa Journal, v. 11, n. 1, p. 15-42, 2021.

MAUSS, M. Les Techniques du corps. Journal de Psychologie, v. 3, n. 4. p. 32, 1934.

MAUSS, M. Techniques of the Body. Economy and society, v. 2, n. 1, p. 70-88, 1973, doi: 10.1080/03085147300000003.

MA, Y. L. Body space and Living space-Merlot-Ponti on Body and Space. Journal of Renmin University of China, v. 33, n. 1, p. 141-152, 2019.

MICHELA, M. Penser le corps. Paris: Presses Universitaires de France, 2002.

NESEN, I. Stage costume and problems of theatrical symbolism in Ukraine: Based on the premiere performance of drama stone host by Lesya Ukrainka in 1914. Linguistics and Culture Review, v. 5, n. 4, p. 819-831, 2021.

PINCHERA, V.; DIEGO, R. Marketplace icon: the fashion show. Consumption Markets & Culture, v. 24, n. 5, p. 479-491, 2021.

RANTISI, N. M. The prospects and perils of creating a viable fashion identity. Fashion Theory, v. 15, n. 2, p. 259-266, 2011.

SALDANHA, A. Aestheticism and post-humanism. Dialogues in Human Geography, v. 2, n. 3, p. 276-279, 2012.

SANDOVAL, J. The body as costume: The theatricality of the male body and the modern peep show. Fashion, Style & Popular Culture, v. 6, n. 2, p. 175-195, 2019.

SHI, Y. T. The philosophical basis of physical literacy, the definition of concepts and the systematic evaluation of the evaluation system. Sports Science, v. 39, n. 8, p. 3-11, 2019.

WANG, Q. F. The performance, management and interactive order of the body-on Owen Goffman's view of the body. Journal of Xihua University Philosophy and Social Sciences Edition, v. 38, n. 4, p. 35-42, 2019.

WANG, R. H. Body Sociology-the theoretical turn of contemporary sociology. Journal of East China University of Science and Technology: Social Sciences Edition, v. 20, n. 4, p. 1-7, 2005.

WANG, Z. L. Rhythm perception from the perspective of postmodern body philosophy. Northern Music, v. 39, n. 15, p. 249-250, 2019.

YAN, X. L. Aesthetic experience and its nature and object. Academic Monthly, v. 50, n. 7, p. 150-158, 2018.

ZHAN, Z. H. The literary interpretation of Sartre's existentialist philosophy. Journal of Central South University of Forestry and Technology: Social Sciences Edition, v. 1, n. 4, p. 1-4, 2007.

ZHANG, S. Y.; LIU, S.; CAO, X. C.; SONG, Z. J.; ZHOU, J. Watch fashion shows to tell clothing attributes. Neurocomputing, v. 282, n. 22, p. 98-110, 2018.

Received: 28/08/2023 - Accept: 11/10/2023 - Published: 27/02/2024

Publicado

23-02-2024

Como Citar

Xie, X., & Ge, Z. (2024). Resolvendo a relação entre o desempenho do figurino e o corpo a partir da perspectiva da filosofia do corpo. TRANS/FORM/AÇÃO: Revista De Filosofia Da Unesp, 47(4), e0240091. Recuperado de https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/15019