Resolvendo a relação entre o desempenho do figurino e o corpo a partir da perspectiva da filosofia do corpo

Autores

Palavras-chave:

Desempenho do traje, Expressão Corporal, Filosofia Corporal, Arte e Estética

Resumo

O setor de vestuário trouxe novas chances de desenvolvimento ao mercado, como resultado do avanço da sociedade e da expansão da cultura e da arte. Além de ter alto valor decorativo, como sua extensão e ampliação, o desempenho do vestuário também pode existir, independentemente, como uma arte. No entanto, ao moldar a imagem artística do desempenho do vestuário, o foco principal concentra-se na apresentação de imagens externas, sem a expressão das características rítmicas e conotativas dos movimentos corporais, o que não apenas enfraquece o efeito visual do desempenho, mas também afeta sua integridade e continuidade. Portanto, compreender a relação entre o desempenho do vestuário e o corpo e promover sua integração e penetração mútuas são de grande valor e importância, para o desenvolvimento atual da arte visual. A filosofia do corpo é uma disciplina filosófica que explora o corpo e as experiências corporais. Ela preocupa-se com a maneira como o corpo percebe e existe. Isso pode encorajar atores e figurinistas a considerarem como as roupas moldam e comunicam a identidade social e pessoal, além de observarem como a performance do figurino pode explorar a diversidade e a mudança de identidade. O presente artigo explica a relação entre o corpo e a estética, com base na história do desenvolvimento, na função e no valor do desempenho das roupas, combinados com a teoria da filosofia do corpo, a fim de estudar mais profundamente a relação entre o desempenho do vestuário e o corpo, de sorte a aumentar a eficácia do desempenho do vestuário. Do ponto de vista da filosofia do corpo, trata-se de um fator indispensável no desempenho do figurino. Este, por sua vez, pode alcançar a expressão artística do corpo, sendo que ambos interagem e se promovem. A íntima relação entre os dois tem importância significativa para o alcance de níveis mais elevados de representação visual, no desenvolvimento das atividades estéticas.

Biografia do Autor

  • Xiaona Xie, Guangzhou Sport University

    Sport Art College of GZSU, Guangzhou Sport University, Guangdong, 510500 - China, Orcid: https://orcid.org/0009-0001-9491-8458.

  • Zhibin Ge, Guangzhou Sport University

    Sport Art College of GZSU, Guangzhou Sport University, Guangdong, 510500 - China, Orcid: https://orcid.org/0009-0002-1178-3023.

Referências

ADORNO, T. W. Aesthetic Theory. London and New York: Continuum, 1997.

ARRINGTON, D. W. Costume in Performance: Materiality, Culture, and the Body. Fashion, Style, & Popular Culture, v. 6, n. 1, p. 123-126, 2019.

BARBIERI, D.; GREER, C. The scenographic, costumed chorus, agency and the performance of matter: A new materialist approach to costume. International Journal of Fashion Studies, v. 6, n. 2, p. 143-162, 2019.

BEHUNIAK, J. Slingerland, Edward, Mind and Body in Early China: Beyond Orientalism and the Myth of Holism. Dao: A Journal of Comparative Philosophy, v. 18, n. 2, p. 305-312, 2019.

BERNARD, A. Textes clés de philosophie du corps. Expérience, interactions et écologie corporelle. Paris: Vrin, 2010.

BUGG, J. Emotion and Memory: Clothing the Body as Performance. In: ANDERSON, A.; PANTOUVAKI, S. (ed.). Presence and Absence: The Performing Body. Leiden and Boston: Brill, 2019. p. 29-52.

DUGGAN, G. G. The greatest show on earth: A look at contemporary fashion shows and their relationship to performance art. Fashion Theory, v. 5, n. 3, p. 243-270, 2001.

EVANS, C. Jean Patou's American mannequins: early fashion shows and modernism. Modernism/modernity, v. 15, n. 2, p. 243-263, 2008.

FANG, Y. M. The possibility, limits and enlightenment of Richard Schuster's dialogue with Confucian body aesthetics. Journal of Hebei Normal University: Philosophy and Social Sciences Edition, v. 41, n. 3, p. 95-101, 2018.

GEORGE, V. Histoire de la beauté. Paris: Seuil, 2004a.

GEORGE, V. Le corps et l’art d’embellir de la renaissance à nos jours. Paris: Seuil, 2004b.

GREW, R. Interplays of body and costume. Studies in Costume & Performance, v. 4, n. 2, p. 153-157, 2019.

GUO, H. Y. The history of Chinese costume performance in the early days of reform and opening up (1979-1989). Clothing Guide, v. 9, n. 1, p. 33-40, 2020.

HANSON, K. Dressing down Dressing up – The Philosophic Fear of Fashion. Hypatia, v. 5. n. 2, p. 107-121, 1990.

HARVEY, A. D. Art and Design. Critical survey, v. 29, n. 1, p. 133-137, 2017.

HU, Z. H. The vicissitudes of the body and the construction of body aesthetics - An interpretation of Wang Xiaohua's Body Image in Western Aesthetics. Journal of Mianyang Normal University, v. 35, n. 7, p. 153-155, 2016.

IMPARATO, J. Relations between body and clothing in performance: Costume as an activator of bodily actions. Studies in Costume & Performance, v. 6, n. 2, p. 171-184, 2021.

KELL, R. The Progress of Art. Critical survey, v. 19, n. 2, p. 125, 2007.

KIM, D. J.; SEUNGHEE, L. A study of consumer perception on fashion show using big data analysis. Journal of Fashion Business, v. 23, n. 3, p. 85-100, 2019.

KOSZEWSKA, M. Circular economy—Challenges for the textile and clothing industry. Autex Research Journal, v. 18, n. 4, p. 337-347, 2018.

KUEHN, M. Immanuel Kant. The Routledge Companion to Eighteenth Century Philosophy. London: Routledge, 2014. p. 812-820.

LI, J. H. The paradigm shift in the study of body philosophy. Ideological front, v. 41, n. 1, p. 136, 2015.

LI, J. Y. Existence, Ethics, Identity-on the body Narrative in Philip Roth's creation. Contemporary Foreign Language Studies, v. 15, n. 6, p. 56, 2015.

LINFANTE, V.; CHIARA, P. Space, time and catwalks: fashion shows as a multilayered communication channel. ZoneModa Journal, v. 11, n. 1, p. 15-42, 2021.

MAUSS, M. Les Techniques du corps. Journal de Psychologie, v. 3, n. 4. p. 32, 1934.

MAUSS, M. Techniques of the Body. Economy and society, v. 2, n. 1, p. 70-88, 1973, doi: 10.1080/03085147300000003.

MA, Y. L. Body space and Living space-Merlot-Ponti on Body and Space. Journal of Renmin University of China, v. 33, n. 1, p. 141-152, 2019.

MICHELA, M. Penser le corps. Paris: Presses Universitaires de France, 2002.

NESEN, I. Stage costume and problems of theatrical symbolism in Ukraine: Based on the premiere performance of drama stone host by Lesya Ukrainka in 1914. Linguistics and Culture Review, v. 5, n. 4, p. 819-831, 2021.

PINCHERA, V.; DIEGO, R. Marketplace icon: the fashion show. Consumption Markets & Culture, v. 24, n. 5, p. 479-491, 2021.

RANTISI, N. M. The prospects and perils of creating a viable fashion identity. Fashion Theory, v. 15, n. 2, p. 259-266, 2011.

SALDANHA, A. Aestheticism and post-humanism. Dialogues in Human Geography, v. 2, n. 3, p. 276-279, 2012.

SANDOVAL, J. The body as costume: The theatricality of the male body and the modern peep show. Fashion, Style & Popular Culture, v. 6, n. 2, p. 175-195, 2019.

SHI, Y. T. The philosophical basis of physical literacy, the definition of concepts and the systematic evaluation of the evaluation system. Sports Science, v. 39, n. 8, p. 3-11, 2019.

WANG, Q. F. The performance, management and interactive order of the body-on Owen Goffman's view of the body. Journal of Xihua University Philosophy and Social Sciences Edition, v. 38, n. 4, p. 35-42, 2019.

WANG, R. H. Body Sociology-the theoretical turn of contemporary sociology. Journal of East China University of Science and Technology: Social Sciences Edition, v. 20, n. 4, p. 1-7, 2005.

WANG, Z. L. Rhythm perception from the perspective of postmodern body philosophy. Northern Music, v. 39, n. 15, p. 249-250, 2019.

YAN, X. L. Aesthetic experience and its nature and object. Academic Monthly, v. 50, n. 7, p. 150-158, 2018.

ZHAN, Z. H. The literary interpretation of Sartre's existentialist philosophy. Journal of Central South University of Forestry and Technology: Social Sciences Edition, v. 1, n. 4, p. 1-4, 2007.

ZHANG, S. Y.; LIU, S.; CAO, X. C.; SONG, Z. J.; ZHOU, J. Watch fashion shows to tell clothing attributes. Neurocomputing, v. 282, n. 22, p. 98-110, 2018.

Received: 28/08/2023 - Accept: 11/10/2023 - Published: 27/02/2024

Publicado

23-02-2024

Como Citar

Resolvendo a relação entre o desempenho do figurino e o corpo a partir da perspectiva da filosofia do corpo. (2024). Trans/Form/Ação, 47(4), e0240091. https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/15019