De Frankfurt a Konstanz: da estesia como ascese ao prazer comunicacional da catarse

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/0101-3173.2024.v47.n1.e0240073

Palavras-chave:

Comunicação, Experiência estética, catarse, Escola de Franfurt, Escola de Konstanz

Resumo

AtrAtravés de um exame sobre as ideias estéticas da Escola de Konstanz (em especial, nos textos de Wolfgang Iser e de Hans Robert Jauss), pretende-se fazer uma inflexão sobre os costumeiros enlaces entre comunicação e experiência estética, no modo como foram tradicionalmente cifrados, como aspectos de uma crítica aos processos de mediatização extremada, nas fases tardias do capitalismo – ilustradas pelo ideário filosófico da Escola de Frankfurt (especialmente nos escritos de Theodor W. Adorno e Walter Benjamin). Fixam-se como signos dessa inflexão a proposta de uma reabilitação de fenômenos como os do “efeito estético” (em Iser) e da “catarse” (em Jauss), como elementos que conjugam estados afetivos da receptividade estética de obras de arte com seu potencial de comunicabilidade, propondo, a partir daí, um outro tipo de enlace para a apreciação dos fenômenos, processos e produtos comunicacionais, em chave estética.avés de um exame sobre as idéias estéticas da Escola de Konstanz (em especial, nos textos de Wolfgang Iser e de Hans Robert Jauss), pretendemos fazer uma inflexão sobre os costumeiros enlaces entre a comunicação e a experiência estética – no modo com tradicionalmente foram cifrados, como aspectos de uma crítica aos processos de mediatização extremada, nas fases tardias do capitalismo, ilustradas pelo ideário filosófico da Escola de Frankfurt (especialmente nos escritos de Theodor W. Adorno e Walter Benjamin). Fixamos como signos desta inflexão a proposta de uma reabilitação do fenômenos como os do “efeito estético” (em Iser) e da “catarse” (em Jauss), como elementos que conjugam estados afetivos da receptividade estética de obras de arte com seu potencial de comunicabilidade, propondo a partir daí um outro tipo de enlace para a apreciação dos fenômenos, processos e produtos comunicacionais, em chave estética.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

Referências

ADORNO, Theodor W. O Fetichismo na Música e a Regressão da Audição. Trad. João Luiz Baraúna. In: ADORNO, Theodor W. et alii: Benjamin/Horkheimer/Adorno/Habermas. São Paulo: Abril, 1980. p. 165-191 (Coleção Os Pensadores).

ADORNO, Theodor W. Teoria Estética. Trad. Arthur Morão. Lisboa: Ed. 70, 1993.

BENJAMIN, Walter. A obra de arte na época de sua reprodutibilidade técnica. Trad. Carlos Nelson Coutinho. In: LIMA, Luiz Costa (org.). Teoria da Cultura de Massa. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 1982. p. 209-242.

COHN, Gabriel (org.). Comunicação e Indústria Cultural. São Paulo: Nacional/EDUSP, 1969.

COHN, Gabriel (org.). Theodor W. Adorno. São Paulo: Ática (Coleção Grandes Cientistas Sociais), 1986.

DANTO, Arthur. O Descredenciamento Filosófico da Arte. Trad. Rodrigo Duarte. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.

DANTO, Arthur. O Abuso da Beleza. Trad. Pedro Sussekind. São Paulo: Martins Fontes, 2015.

DUARTE, Rodrigo. A Desartificação da Arte Segundo Adorno: antecedentes e ressonâncias. Artefilosofia, v. 2, p. 19-34, 2007.

DUARTE, Rodrigo. Indústria Cultural: uma introdução. Rio: FGV, 2010.

DUARTE, Rodrigo. A plausibilidade da pós-história em sentido estético. Trans/Form/Ação. v. 34, p. 155-180, 2011.

GENETE, Gérard. L’Oeuvre de l’Art. Paris: Seuil, 2010.

GOMBRICH, E. H. Art and Illusion: studies in the psychology of pictorial representation. Princeton: Princeton University Press, 1960.

GOODMAN, Nelson. Languages of Art. Indianapolis: Hackett, 1968.

INGARDEN, Roman. The Literary Work of Art. Evanston: Northwestern University Press, 1973.

ISER, Wolfgang. Indeterminacy and the reader’s response in prose fiction. In: MILLER, J. Hillis (org.). Aspects of Narrative. New York: Columbia University Press, 1971. p. 1-46.

ISER, Wolfgang. The Act of Reading: a theory of aesthetic response. Baltimore: Johns Hopkins University Press, 1978.

JAUSS, Hans Robert. Aesthetic Experience and Literary Hermeneutics. Minneapolis: University of Minnesota Press, 1982.

JAUSS, Hans Robert. O prazer estético e as experiências fundamentais da poiesis, aisthesis e katharsis. In: LIMA, Luiz Costa (org.). A Literatura e o Leitor: textos de estética da recepção. Rio: Paz & Terra, 2002. p. 85-104.

NOË, Alva. Action in Perception. Cambridge: MIT Press, 2004.

PARRET, Herman. A Estética da Comunicação: além da pragmática. Trad. Roberta Pires de Oliveira. Campinas: Editora da Unicamp, 1997.

PICADO, José Benjamim. A Natureza Técnica da Sensibilidade (I): os arcanos da instrumentalidade. Textos de Cultura e Comunicação, v. 30, p. 81-95, 1993.

PICADO, José Benjamim. A Natureza Técnica da Sensibilidade (II): o cinema como arte, extensão e automatismo. Textos de Cultura e Comunicação, v. 31/32, p. 5-24, 1994.

PICADO, Benjamim; SCHNEIDER, Greice. O Princípio Iterativo na Arte dos Quadrinhos: aproximações narratológicas a uma poética da repetição. FAMECOS, v. 27, p. 1-18, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.15448/1980-3729.2020.1.34008. Acesso em: 13 jul. 2023.

SNYDER, Joel. Making photographs public. In: GERVAIS, Thierry (org.). The “Public” Life of Photographs. Cambridge: MIT Press, 2016.: p. 17-38.

Recebido: 16/08/2023 - Aceito: 27/10/2023 - Publicado: 13/02/2024

Publicado

08-02-2024

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

PICADO, Benjamim. De Frankfurt a Konstanz: da estesia como ascese ao prazer comunicacional da catarse. Trans/Form/Ação, Marília, SP, v. 47, n. 1, p. e0240073, 2024. DOI: 10.1590/0101-3173.2024.v47.n1.e0240073. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/14990.. Acesso em: 25 nov. 2024.