Bioética islâmica e valores da globalização moderna: principais pontos de contato

Autores

  • Gamar Javadli Caucasus Muslims’ Board/National Academy of Sciences of Azerbaijan

Palavras-chave:

Hanafitas, Jafaritas, Transplante de órgão, Eutanásia, Aborto

Resumo

A bioética islâmica e os valores da globalização moderna colidem, à medida que as forças globais penetram nos países de maioria muçulmana, necessitando de uma integração ponderada, para promover a compreensão mútua. Esta investigação explora as perspectivas islâmicas sobre os avanços biomédicos para identificar áreas de convergência e divergência com os valores globalizados. Utilizando a análise teórica, a síntese, a comparação e a generalização, surgiram conclusões notáveis. Enquanto a globalização promove procedimentos médicos sem entraves, a bioética islâmica apresenta posições matizadas que refletem a falta de unidade do Islão. Os principais resultados mostraram que a bioética islâmica está em sintonia com os valores globais. em alguns procedimentos, como o transplante de órgãos e o aborto precoce, mas diverge em relação à reprodução assistida, à maternidade de substituição e à eutanásia ativa. devido a proibições morais. Em última análise, esta investigação realça a importância de uma integração gradual que respeite as tradições islâmicas, aliada à educação. para aumentar a compreensão e a abertura à evolução bioética. A navegação ponderada do intrincado nexo entre a globalização e a bioética islâmica pode permitir a prossecução de avanços médicos que afirmem a vida. sem sacrificar os valores fundamentais.

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Biografia do Autor

Gamar Javadli, Caucasus Muslims’ Board/National Academy of Sciences of Azerbaijan

Caucasus Muslims’ Board, Baku – Republic of Azerbaijan; PhD, Department of Ethics, Institute of Philosophy and Sociology of the National Academy of Sciences of Azerbaijan, Baku – Republic of Azerbaijan. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6229-2860.

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Received: 02/06/2023 - Approved: 27/10/2023 - Published: 27/02/2024

Publicado

23-02-2024

Como Citar

Javadli, G. (2024). Bioética islâmica e valores da globalização moderna: principais pontos de contato. TRANS/FORM/AÇÃO: Revista De Filosofia Da Unesp, 47, e0240087. Recuperado de https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/14681